|
|
Aluno(a) |
Rosa Maria Gentil de Avellar |
Titulo |
A Avaliação como eixo do projeto pedagógico: construindo uma nova qualidade de ensino |
Orientador(a) |
|
Data |
08/05/2002 |
Resumo |
O presente trabalho relata a pesquisa-ação desenvolvida no interior de uma escola pública - Ciclo I do Ensino Fundamental - a EE Antonio Joaquim de Carvalho, em Araraquara - Estado de São Paulo, objetivando a qualidade de ensino em termos de formação do aluno e, que só é possível ser atingida, através de uma ação pedagógica pensada e executada, coletivamente. A reflexão do grupo de professores, sob a nossa coordenação, possibilitou a conscientização da importância de referenciais teóricos para sustentação da prática avaliativa formativa, buscando a articulação da avaliação com o fazer e o saber pedagógico, onde o trabalho coletivo foi fundamental para transformação da prática de cada um. Confrontando os saberes e os fazeres e a vivência coletiva na construção do Projeto de Avaliação, o grupo de professores assumiu que as reflexões teóricas se transformaram em ações com o desenvolvimento de uma prática pedagógica consciente e uma prática avaliativa coerente com os ideais de formação do seu aluno, muito mais compromissada com as possibilidades de superação das dificuldades do que com a constatação de resultados numéricos. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|