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			| Aluno(a) | 
			Sonia Maria Coelho | 
		 
		
			| Titulo | 
			A ALIENAÇÃO EM FOCO: DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE A PRÁTICA DA PROFESSORA ALFABETIZADORA | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
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			| Data | 
			21/03/2002 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		Este estudo tem como questão central investigar se as pesquisas sobre o trabalho da professora alfabetizadora trazem elementos, de forma explícita ou implícita, direta ou indireta, para melhor compreensão dos processos pe-los quais a alienação do cotidiano se reproduz no trabalho educativo.Trata-se de analisar se dissertações e teses, voltadas para o trabalho de professoras alfabetizadoras, abordam a questão da reprodução, na prática dessas pro-fessoras, dos processos de alienação existentes no cotidiano da sociedade capitalista contemporânea. A delimitação desse objeto da pesquisa manteve uma relação explícita com a adoção, como referencial filosófico, da teoria da vida cotidiana formulada por Agnes Heller. No campo dos estudos sobre a educação escolar apoiados na teoria helleriana, adotou-se a concepção se-gundo a qual a educação escolar seria mediadora entre a vida cotidiana e as esferas não cotidianas da vida social. De maneira articulada a essa perspec-tiva adotou-se a concepção de que o processo de alfabetização constituiu-se numa importante mediação para a apropriação dos conceitos científicos na educação escolar, na linha da análise feita por Vigotski da relação entre con-ceitos espontâneos e conceitos científicos na educação escolar. Da análise das dissertações e teses, concluiu-se que nem sempre a alienação foi pro-blematizada pelas dissertações e teses. Em alguns trabalhos houve menção direta e explícita ao fenômeno, em outros, isso nem sequer chegou a se constituir num problema. | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Doutorado | 
		 
	 
	 
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