UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Sonia Maria Coelho
Titulo A ALIENAÇÃO EM FOCO: DISSERTAÇÕES E TESES SOBRE A PRÁTICA DA PROFESSORA ALFABETIZADORA
Orientador(a)
Data 21/03/2002
Resumo Este estudo tem como questão central investigar se as pesquisas sobre o trabalho da professora alfabetizadora trazem elementos, de forma explícita ou implícita, direta ou indireta, para melhor compreensão dos processos pe-los quais a alienação do cotidiano se reproduz no trabalho educativo.Trata-se de analisar se dissertações e teses, voltadas para o trabalho de professoras alfabetizadoras, abordam a questão da reprodução, na prática dessas pro-fessoras, dos processos de alienação existentes no cotidiano da sociedade capitalista contemporânea. A delimitação desse objeto da pesquisa manteve uma relação explícita com a adoção, como referencial filosófico, da teoria da vida cotidiana formulada por Agnes Heller. No campo dos estudos sobre a educação escolar apoiados na teoria helleriana, adotou-se a concepção se-gundo a qual a educação escolar seria mediadora entre a vida cotidiana e as esferas não cotidianas da vida social. De maneira articulada a essa perspec-tiva adotou-se a concepção de que o processo de alfabetização constituiu-se numa importante mediação para a apropriação dos conceitos científicos na educação escolar, na linha da análise feita por Vigotski da relação entre con-ceitos espontâneos e conceitos científicos na educação escolar. Da análise das dissertações e teses, concluiu-se que nem sempre a alienação foi pro-blematizada pelas dissertações e teses. Em alguns trabalhos houve menção direta e explícita ao fenômeno, em outros, isso nem sequer chegou a se constituir num problema.
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
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