UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Pricila Bertanha
Titulo FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR: os programas de Pós-Graduação nota 7.0.
Orientador(a) Prof. Dr. Ricardo Ribeiro
Data 29/07/2016
Resumo RESUMO

Considerando a pós-graduação brasileira como lócus da formação de professores e pesquisadores, este trabalho teve como objetivos fazer um levantamento, a partir dos programas de pós-graduação strictu senso no Brasil, avaliados com notas 7,0, quanto a presença da formação do professor de ensino superior e analisar, se a formação do professor universitário proposta pelos cursos de pós-graduação refletem uma formação pedagógica a partir da concepção e objetivos do programa, perfil do egresso, linhas de pesquisa e disciplinas oferecidas, da integração com a graduação e estágio de docência. Para responder aos objetivos realizamos pesquisas do tipo Teórica, Documental e Levantamento, juntamente com análise baseada nos modelos quantitativos, qualitativos, documental e de conteúdo. Foram coletados dados de 145 programas, todos com nota 7, no endereço eletrônico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Os programas, em sua concepção e objetivos, respondem formalmente aos propósitos dos Planos Nacionais da Pós-Graduação, no entanto, não mencionam ou deixam claro na criação, a formação pedagógica do professor universitário. A formação pedagógica do professor de ensino superior não é mencionada nesses programas, ou seja, mostra-se como propósito. No contexto do perfil do egresso, metade dos programas contemplam a formação do professor de ensino superior, no entanto, a formação pedagógica é omitida. Quanto às linhas analisadas, nenhuma tem a nomenclatura relacionada a formação e formação pedagógica do professor de ensino superior. Cinco programas apresentam disciplinas de Didática que indicam a formação pedagógica do professor de ensino superior. Os programas relatam a contribuição da integração com a graduação quanto à melhoria dos cursos, a nota do Enade, a qualidade da graduação, em relação a aprendizagem dos alunos e a aprovação dos mesmos nos mestrados e doutorados, o fortalecimento da formação para a docência dos alunos mestrandos e doutorandos, a melhoria do curso de graduação da área quanto ao currículo, estratégias de ensino e aprendizagem e a relação professor x aluno e a formação do futuro professor de ensino superior (mestrandos e doutorandos). O Estágio de Docência traz contribuições para o pós-graduando no sentido de capacitação didática – pedagógica; para os alunos de graduação, melhoria na aprendizagem; para os cursos, melhoria no currículo e qualidade. A partir dos 145 programas pesquisados, 290 cursos de pós-graduação stricto sensu, pudemos traçar um panorama quanto a presença da formação do professor universitário e sugerimos algumas propostas de concretização ou melhoria da formação geral e da formação pedagógica do professor de ensino superior. Consideramos que a formação do professor universitário acontece nos programas de pós-graduação stricto sensu, avaliados com nota 7,0 pela CAPES, no entanto, a formação pedagógica é ainda negligenciada, apesar de ser defendida pelas pesquisas realizadas desde a década de 1990, mostrando benefícios e melhorias na qualidade do ensino e principalmente na aprendizagem dos alunos de ensino superior como promoção do ser humano.

Palavras – chave: Pós-Graduação. Stricto Sensu. Formação. Formação Pedagógica. Professor de Ensino Superior.
Tipo Defesa-Doutorado
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