UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Rosimeire dos Santos
Titulo RESULTADOS DA METODOLOGIA CEDET: UM ESTUDO COM ESTUDANTES EGRESSOS
Orientador(a) Profa. Dra. Zenita Cunha Guenther
Data 05/08/2016
Resumo RESUMO

A Educação para estudantes com dotação e talento vem sendo discutida em diversas pesquisas, em sua maioria, no campo da Psicologia e da Pedagogia, voltadas principalmente para a legislação, para definições de terminologia e para a identificação e intervenção pedagógica. Mesmo com essa evolução, observa-se que esse conhecimento não tem atingido o seu objetivo primordial, que é chegar às escolas. Estima-se que, no Brasil, existam 2,5 milhões de estudantes com alta capacidade. O Censo – 2013, realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), apresenta 13.308 estudantes identificados, percentual que não chega a 1% do indicado pela Organização Mundial da Saúde. No entanto, existe no Brasil a metodologia Caminhos para Desenvolver Potencial e Talento – CEDET, que oferece construtos bem definidos para identificação, bases teóricas validadas por procedimentos científicos, trabalho em corresponsabilidade com os sistemas de ensino, percentual significativo de estudantes em intervenção educativa, ponderando apenas os dados do CEDET de Lavras – MG, que em 2015, assistiu 553 estudantes, o que corresponde a 3% dos identificados no país, embora a população local represente somente 0,05% da população brasileira. Diante dessa constatação, a presente pesquisa objetivou verificar os resultados da metodologia do CEDET. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva que teve como participantes estudantes egressos do Centro. Adotou-se como base teórica a perspectiva humanista, e a análise de conteúdo pela estratégia de porção de sentidos. Os resultados desse estudo evidenciaram a existência de conhecimentos teóricos factível para a identificação e a intervenção educativa; a distância entre os preceitos contidos nos documentos legais e a maneira como esse processo é organizado no cotidiano das escolas; a importância da inserção de conhecimentos teóricos e práticos na formação docente. Conclui-se, ainda, que o Centro para Desenvolver Potencial e Talento alcança sua finalidade na promoção do desenvolvimento das potencialidades de seus estudantes proporcionando a ampliação de visão de mundo, a interação e convivência com o outro e um elevado autoconceito acadêmico, físico e social. Espera-se que esse estudo possa colaborar com a ampliação de conhecimentos na área, influenciar as autoridades para mudanças necessárias à promoção de atendimento educacional especializado e, principalmente, indicar alternativas viáveis para a educação dos mais capazes.

PALAVRAS-CHAVES: Educação de dotados e talentosos. Identificação e intervenção pedagógica. Avaliação de metodologia.


ABSTRACT

Education for giftedness and talent students has been discussed in several studies, mostly in the field of Psychology and Pedagogy; they have been focused mainly on the legislation, for definitions of terminology, and for identification and pedagogical intervention. Even with this development, it is observed that this knowledge has not achieved its main goal, which is to reach the schools. It is estimated that in Brazil there are 2.5 million students with high capacity. The 2013 Census, carried out by INEP (National Institute of Educational Studies Anísio Teixeira), presents 13,308 identified students, this percentage is less than 1% of indicated by the World Health Organization. However, there is in Brazil, Paths to Develop Potential and Talent – CEDET methodology; which offers well-defined constructs for identification, theoretical bases validated by scientific procedures, work in corresponsibility with the educational systems, a significant percentage of students in educational intervention; considering only the data from CEDET Lavras - MG, where in 2015, 553 students were attended, which corresponds to 3% of the identified students in the country, although the local population represents only 0.05% of the population. Based on this, the present study aimed to verify the results of CEDET methodology. This is a descriptive qualitative research with egressed students attended by the Center. It was adopted the humanistic perspective as theoretical basis, and the content analysis by piece of meanings strategy. The results of this study evidenced the existence of feasible theoretical knowledge for identification and educational intervention; the distance between the precepts contained in the legal documents and how this process is organized in schools routine; the importance of integrating theoretical and practical knowledge in teacher formation. It also concludes that the Center for Developing Potential and Talent achieves its purpose in promoting the development of the potential of its students by providing the expansion of worldview, interaction and acquaintanceship, and a high academic self-concept, physical and social. It is hoped that this study can contribute to expand the knowledge of this area, influence the authorities for necessary changes to promote specialized educational attendance and, mainly, indicate viable alternatives for the education of more capable person.


KEYWORDS: Gifted and talented Education. Identification and pedagogical intervention. Assessment of Methodology
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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