UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Marta Regina Sene
Titulo AULAS DE ARTE: REFLEXÕES SOBRE CURRÍCULO, DOCÊNCIA, CRIATIVIDADE E A ESCOLA INCLUSIVA
Orientador(a) Profa. Dra. Maria Júlia Canazza Dall\\\\\\\\\\\\\\\'Acqua
Data 27/07/2016
Resumo RESUMO

O Currículo de Arte do Estado de São Paulo trouxe inquietações acerca da prática educativa perante as exigências dos conteúdos focados na contemporaneidade e nas quatro linguagens (Música, Dança, Teatro e Artes Visuais). Atender a todos os alunos indistintamente com o mesmo conteúdo e suas especificidades constitui um desafio ao professor. Qual a percepção de professores de Arte sobre o fazer docente com vistas ao Currículo e os desafios da escola para todos na contemporaneidade? O estudo objetiva descrever e analisar essas percepções sobre o fazer docente vinculado ao Currículo oficial e os seus desdobramentos. A pesquisa configura-se numa abordagem quanti/qualitativa que consiste no estudo de caso do Currículo do Estado de São Paulo. A base teórica fundamenta-se nos pressupostos do campo da Educação, Educação Especial, da Arte-educação, do Currículo e da Teoria da Criatividade. Considera Hargreaves, Earl e Ryan que mencionam uma crise atual na educação e uma crise do Currículo e a concepção de Klimenko de que a Criatividade é o caminho possível para contornar as dificuldades da contemporaneidade e atender a todos. O Município pesquisado situa-se no interior do Estado tendo 148 Unidades Escolares, das quais 57 são públicas estaduais: Os participantes foram nove professores de Arte de sete escolas selecionadas por atender Ensino Fundamental (EF) e Ensino Médio (EM) e ter mais matrículas de alunos Público Alvo da Educação Especial - PAEE. O instrumento principal foi a investigação por questionário e ocorreu análise documental do Currículo e seus desdobramentos (Cadernos do Professor e do Aluno). Para análise dos dados adotou-se a análise de conteúdo. Dentre os resultados verificou-se que o documento orienta para a gestão do Currículo e contempla informações especificas aos professores voltadas ao uso dos cadernos do Professor e do Aluno. Constatou-se que o fazer docente é híbrido, cada professor usa o currículo de um modo distinto que depende da sua formação docente e dos seus interesses e repertórios. Constatou-se que a formação exigida para atuação docente é mais ampla do que a recebida ao longo das graduações, que a postura tradicional se sobrepõe nas avaliações e dificulta a inclusão dos alunos PAEE. E verificou-se ainda que há insegurança em relação aos conhecimentos das áreas não contempladas pela formação universitária, reforçada quando se depara com os desafios da prática docente, no contexto da diversidade, com o intuito de dominar múltiplas linguagens para atuar com diversos públicos, como é o caso dos alunos PAEE. Assim o professor domina mais a linguagem de formação que é na maioria, Artes Visuais, embora o contexto exija dele que transite por todas as quatro linguagens da Arte. Desse modo, concluiu-se que o caminho para contornar ou suprir essa lacuna está na formação permanente e continuada, numa postura investigativa, criativa diante dos desafios do conhecimento.

Palavras- chave: Currículo. Arte. Criatividade. Escola para todos. Alunos PAEE. Educação Inclusiva. Contemporaneidade.

ABSTRACT

The Curriculum of Art State São Paulo brought concerns about the educational practice to the demands of content focused on contemporaneity and the four languages (Music, Dance, Theatre and Visual Arts). Serve all students indistinctly with the same content
and its specific features is a challenge to the teacher. What is the perception of art teachers about teaching practice with a view to Curriculum and school challenges for everyone in the contemporaneity? The study aims to describe and analyze these
perceptions of teachers to the official curriculum and its developments. The research sets up a quantitative / qualitative approach of the case study Curriculum of the São Paulo State. The theoretical basis is based on the assumptions field of Education,
Special Education, Arts Education, Curriculum and Theory of Creativity. Considers Hargreaves, Earl and Ryan that mention a current crisis in education and the Curriculum crisis and the conception of Klimenko that Creativity is the possible way to overcome
the difficulties of contemporaneity and meet everyone. The municipality researched is located in the state with 148 school units, of which 57 are public state: Participants were nine Art teachers from seven schools selected to attend elementary school (EF) and
High School (EM) and have more registrations students target-audience of Special Education (PAEE). The main instrument was the investigation by questionnaire and was documentary analysis of the Curriculum and its consequences (Notebooks Teacher and
Student ). Data analysis adopted the content analysis. Among the results it was found that the document guides for the management of the curriculum and includes specific information for teachers focused on the use of notebooks Teacher and Student. It was
found that teachers do is hybrid, each teacher uses the curriculum in a different way depending on their teacher education and their interests and repertoires. It was found that the training required for teaching practice is broader than that received along the
graduations, the traditional posture overlaps the assessments and hinders the inclusion of students PAEE. And yet it was found that there is uncertainty regarding the knowledge of the areas not covered by university education, enhanced when faced with
the challenges of teaching practice in the context of diversity, in order to master multiple languages to work with various stakeholders, such as in the case of students PAEE. So the teacher dominates more the language of formation that is mostly visual
arts, although the context requires it transiting through all four art languages. Thus, it was concluded that the way to circumvent or overcome this gap is in the permanent and continuing education, an investigative, creative approach to the challenges of
knowledge.

Keywords: Curriculum. Art. Creativity. School for all. Students PAEE. Inclusive Education. Contemporaneity
Tipo Defesa-Doutorado
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