UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Nilza Renata de Medeiros
Titulo PERCURSO ESCOLAR DE ALUNOS PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DO ENSINO FUNDAMENTAL AO MÉDIO
Orientador(a) Profa. Dra. Luci Pastor Manzoli
Data 27/06/2016
Resumo RESUMO
O objetivo desta pesquisa foi analisar o percurso escolar de alunos do ensino fundamental e médio das redes municipais e estaduais identificados com necessidades educacionais especiais no período de 2004 a 2014, bem como as políticas públicas que permearam esse período. O estudo procurou descrever e analisar o percurso escolar desses alunos identificando os serviços de apoio pedagógico especializado oferecido a eles nessas duas redes; analisar a visão dos mesmos sobre esses serviços, suas relações com os colegas da escola e com as professoras de educação especial. Analisou ainda suas perspectivas de futuro e seus cotidianos fora da escola. Verificou como as políticas públicas de educação especial se efetivaram com esses alunos nas redes de ensino em que estudaram. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se o estudo de caso e os procedimentos empregados foram a análise documental e a entrevista semiestruturada. Pautou-se nas políticas públicas com foco na educação especial e autores que trabalham com a temática. A partir das entrevistas com os participantes foi possível compreender o que eles têm a dizer sobre seu percurso escolar, pautados nas seguintes categorias: serviços de apoio pedagógico especializado; professoras de educação especial; dificuldades escolares; relacionamentos com os colegas da escola; cotidiano fora da escola e perspectivas futuras. O estudo revelou que os alunos receberam serviços da educação especial na rede municipal durante todo o período que frequentaram o ensino fundamental, o que não aconteceu no ensino médio. Consideraram que os serviços que tiveram contribuíram em seus percursos escolares e afirmaram a importância da professora de educação especial no que diz respeito a sua atuação em seus processos de aprendizagem de leitura e escrita, no acolhimento e no atendimento às suas necessidades. Os relatos ainda mostraram que eles tiveram boas experiências de amizade com os colegas de escola, mas também se lembraram de episódios negativos. Falaram das reações que tiveram ao passarem do ensino fundamental para o ensino médio e alguns se lembraram de que essa passagem lhes causou surpresas ao perceberem que os amigos que estudaram com eles no ensino fundamental estavam estudando em outras salas de aula. Em seus cotidianos fora da escola eles expressaram que possuem compromissos e responsabilidades de jovens que estão na adolescência e outros já entrando na vida adulta. Eles têm sonhos e idealizam um futuro visando continuar os estudos e/ou terem um trabalho. Contaram suas perspectivas futuras com seriedade, alegria e entusiasmo. Esperamos que esta pesquisa contribua para aprofundar as reflexões acerca das políticas públicas de educação especial não somente no âmbito acadêmico científico, mas também na atuação dos profissionais que compõe as equipes de educação especial.
Palavras-chave: Educação especial. Deficiência. Percurso escolar

ABSTRACT
The goal of this research was to analyze the education path of students of primary and secondary school from the municipal and state networks identified as students with special education needs in the period of 2004-2014, as well as the public policies that permeated this period. The study searched to describe and analyze the education path of those students, identifying the pedagogical support services they had been offered in both networks. Besides, it searched to analyze their perspective on these services, as well as their relationship with their classmates and with the special education teachers. It also analyzed their future perspective and their daily life outside school. It verified how public policies of special education became effective with these students in the teaching networks where they studied. It was a qualitative research, using case study, and the procedures used were document analysis and semi-structured interview. We aimed at public policies, with a focus on special education, as well as on authors who work with this theme. From interviews with the participants, it was possible to understand what they have to say about their education path, listed in the following categories: specialized pedagogical support services; special education teachers; school difficulties; relationships with classmates; daily life outside school and future perspectives. The study revealed that the students received special education services in the municipal network during the whole period they attended primary school. The same did not happen in high school. They believed that these services contributed to their education path. They also asserted the importance of the special education teacher concerning the work in their learning processes of reading and writing, in reception and in meeting their needs. The stories also showed that they had good experiences of friendship with their classmates, although they remember negative episodes too. They talked about their reactions when going from elementary to high school and some of them remembered that such passing caused them surprise when they came to realize that the friends they studied with at elementary school were going to different classes. They declared that in their daily life outside school they have appointments and responsibilities typical of teenagers and youngsters who are entering adulthood. They have dreams and idealize their future aiming at continuing their studies and/or having a job. They talked about their future perspective with seriousness, joy and enthusiasm. We believe the results contribute to the understanding that students should be heard, as they have much to say about their education paths, as well as to deepen the reflections on special education public policies, not only in the academic-scientific context, but also regarding the performance of the professionals who integrate special education teams.
Keywords: Special Education. Disability. Education path.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara