UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Adriana Gavião Bastos de Oliveira
Titulo INCLUSÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: A METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO COMO POSSIBILIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE SABERES INCLUSIVOS
Orientador(a) Profa. Dra. Maria Julia Canazza Dall Acqua
Data 23/05/2016
Resumo RESUMO
A formação inicial dos professores no contexto das políticas de inclusão, propostas a partir de 1996 para o atendimento dos alunos público alvo da Educação Especial na escola regular passou a ser investigada. Estabeleceu-se realizar esta pesquisa sob a forma de um estudo descritivo, de natureza qualitativa, constituindo-se num estudo de caso e tendo como foco de investigação uma disciplina intitulada Estudos sobre Necessidades Educacionais Especiais, ofertada no curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Minas Gerais, no município de Poços de Caldas. Objetivou verificar as contribuições da disciplina para a construção dos saberes docentes para a inclusão escolar. Foram participantes 64 alunos regularmente matriculados, respectivamente nos anos de 2013 e 2014. Para condução da pesquisa foram estabelecidos dois estudos. O primeiro deles, denominado Estudo 1, caracterizou-se como sendo um estudo exploratório, versando sobre o trabalho na disciplina e desenvolvido no ano de 2013 por meio de uma abordagem tradicional de ensino, constituindo-se na primeira parte da investigação. Os resultados obtidos evidenciaram a relevância da disciplina para a formação discente, porém indicaram os limites desta perspectiva tradicional e mostraram ainda a necessidade de integrar, de forma mais efetiva, os estudos teóricos tanto com as situações vivenciadas nas escolas nas quais foram realizados os estágios, como também com o conhecimento sobre as deficiências presentes nas instituições especializadas. O Estudo 2, por sua vez, foi empreendido sobre o trabalho realizado com a mesma disciplina no ano de 2014, contudo pautado na abordagem da Metodologia da Problematização e o Arco de Maguerez. O desenvolvimento da disciplina pautou-se no conhecimento da realidade sobre as escolas regulares e especializadas, o trabalho pedagógico desenvolvido pelos professores, pelos profissionais das salas de recursos multifuncionais e pelos professores de apoio com os alunos público alvo da Educação Especial para o levantamento de questões, com o propósito de formular pontos-chave a serem estudados e aprofundados teoricamente na busca de possíveis soluções e ações para a transformação das situações problematizadas. Os resultados desse estudo evidenciaram a construção de conhecimentos teóricos mais articulados com a realidade observada tais como, a compreensão sobre a necessidade e importância da aproximação do trabalho realizado nas escolas especializadas com o desenvolvido nas escolas regulares; a valorização da implementação do trabalho coletivo nas escolas para a discussão e efetivação de práticas mais inclusivas, a construção de um projeto político mais inclusivo e a inserção de conhecimentos teóricos e práticos com a temática da inclusão desde o começo da formação inicial. Como finalização, foi possível aos alunos do curso a redação de um texto coletivo, divulgando para toda a Universidade as aprendizagens e experiências vivenciadas na disciplina cursada e derivando, inclusive, a proposta de cursos de extensão sobre esta temática para a comunidade.
Palavras-Chave: Educação Inclusiva. Formação de Professores. Metodologia da Problematização.
ABSTRACT
The initial training of teachers in the context of inclusion policies, proposals starting from 1996, for the care of students with special educational needs in regular schools began to be investigated. It was established to carry out this research in the form of a descriptive study of a qualitative nature, constituting a case study and having as research focus a course entitled Studies on Special Educational Needs, offered in the course of Pedagogy, of the State University of Minas Gerais, in the city of Poços de Caldas, Brazil. It aimed to verify the contributions of this discipline for the construction of teaching knowledge for school inclusion. Sixty four students regularly were enrolled, respectively in the years of 2013 and 2014. For conducting the research there were established two studies. The first, called Study 1 was characterized as an exploratory study, dealing with work in the discipline and developed in 2013 through a traditional approach to teaching, becoming the first part of the investigation. The results showed the importance of the discipline for student training, but indicated the limits of this traditional perspective and also showed the need to integrate more effectively the theoretical studies both with the situations experienced in schools in which the internships were carried out, but also with the knowledge of the deficiencies present in specialized institutions. Study 2, for its part, was undertaken on the work done with the same discipline in 2014, however, it was guided by the Methodology of Problematization and the Arco of Maguerez. The development of the discipline was based on the knowledge of the reality in regular and specialized schools and on the pedagogic work developed by the teachers, by the professionals who work on the multifunctional resources room and by the support teachers with the students with special educational needs to come up with questions with the goal of formulating key-points to be studied and theoretically deepened looking for solutions and actions to change the problematical situations. The results of this study evidenced the built of the most articulated theoretical knowledges related to the reality observed, such as the comprehension of the need and importance of the approximation of the work done in specialized schools with the one done in regular schools; the valorization of the implementation of collective work in schools for the discussion and effectuation of more inclusive practices and the insertion of theoretical and practical knowledges about inclusion, since the beginning of the initial formation. In the final part, it was possible for the students of the course to elaborate a collective text disclosing for the entire University the knowledges and experiences lived during the discipline and proposing extension courses with this subject for the community.
Keywords: Inclusive Education. Teacher Training. Methodology of Problematization.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara