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Aluno(a) |
Ana Lúcia Gamberini Mitter |
Titulo |
Escolaridade e Formação do Trabalhador: as contradições inerentes ao processo produtivo |
Orientador(a) |
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Data |
24/02/2006 |
Resumo |
RESUMO
Observamos que, durante a história do capitalismo, a organização do trabalho bem como a da escola mostram sensibilidade às mudanças e ao desenvolvimento da sociedade. Procuramos evidenciar se a formação escolar oferecida aos futuros trabalhadores é condizente com as exigências dos novos postos de trabalho, tendo em vista as características do capitalismo na sociedade neoliberal. A nossa hipótese é que a escola, em especial, o ensino médio não está sendo o local de desenvolvimento das potencialidades e competências do futuro trabalhador. Por meio de estudo empírico buscamos dados referentes aos requisitos exigidos ao trabalhador, em nível médio, para sua inclusão no denominado mundo do trabalho. Para tanto definimos três categorias de análise dos dados: percepções sobre a formação no ensino médio, lacunas no ensino médio e requisitos exigidos ao trabalhador. Pudemos constatar, na ótica empresarial, os fatores de distanciamento da escola com relação aos quesitos empresariais que se evidenciam na formação escolar de ensino médio de seus trabalhadores.
Palavras chave: Educação. Trabalho. Formação escolar. Formação do trabalhador. Competências do trabalhador. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
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