UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Carlos Eduardo Candido Pereira
Titulo Inclusão no Ensino Superior: percepção de servidores públicos docentes e não docentes sobre a Inclusão no Brasil e em Portugal
Orientador(a) Prof. Dr. José Luis Bizelli
Data 13/06/2016
Resumo RESUMO
Esse estudo abordou a inclusão das pessoas com deficiências no ensino
superior com foco na identificação de servidores docentes e não docentes, uma
vez que, após conquistas históricas, os direitos a este público foi obtido por
meio de questões legais e inclusivas, tanto na escola, quanto ao mercado de
trabalho. Para dar andamento a este estudo voltou-se o olhar para o setor
público em três universidades: a Universidade Estadual Paulista (UNESP), a
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e a Universidade de Lisboa
(ULISBOA). O trabalho caracterizado como estudo exploratório de natureza
descritivo-analítica, parte da análise de documentos e aplicação de entrevistas
e questionário dando voz a trinta e três funcionários. Pode-se perceber que, a
inclusão na escola para os participantes, em sua maioria, gera duvidas com
relação a esta ser mais efetiva se na escola pública ou nas instituições
especializadas. Acerca da própria trajetória escolar indicam que a deficiência
não foi um limite da aprendizagem e apontam a escola como um local que
serviu de base para ingresso no trabalho, porém, que apenas por si não é o
suficiente seja para ingresso na universidade ou para obter emprego. Sobre a
inclusão no local de trabalho, observou-se que a esfera pública esta atrasada
em comparação a esfera particular. No que tange a universidade apontam
desconhecimento de ações políticas ou mesmo de atitudes administrativas em
prol das pessoas com deficiências. Mesmo assim, os participantes relatam
estarem satisfeitos nos atuais postos de trabalho. E tanto na escola quanto no
mercado de trabalho visualizam a melhoria das relações sociais, porém, ainda
com ocorrência do preconceito e da discriminação. É possível às universidades
melhor se estruturarem para atender o público com deficiência, porém, por se
encontrar despreparada para lidar com esse público, sugere-se aqui, que seja
de mais conhecimento o que é a deficiência neste espaço. Espera-se que as
discussões aqui propostas possam colaborar com a área da Educação e as
mais diversas áreas, mas, principalmente, que indiquem alternativas viáveis
para melhorar o cotidiano das pessoas com deficiências, servidores docentes
ou não docentes, alunos ou comunidade externa: público em geral da
universidade pública no Brasil e em Portugal. Deseja-se que, o resultado desta
pesquisa seja divulgado e que influencie as autoridades na mudança de rumos
para a melhoria da inclusão das pessoas com deficiências.
Palavras – chave: Inclusão. Pessoas com deficiências. Ensino Superior.
Escola. Trabalho.
ix
ABSTRACT
This study addressed the inclusion of people with disabilities in higher education
with a focus on identifying teachers servers and non-teaching staff, since, after
historical achievements, the rights to this audience was obtained through legal
and inclusive issues both at school, as the labor market. To move forward with
this study turned his gaze to the public sector in three universities: Universidade
Estadual Paulista (UNESP), the Federal University of São Carlos (UFSCar) and
the University of Lisbon (ULISBOA). The work characterized as exploratory
study of descriptive-analytic nature of the document analysis and application of
interviews and questionnaire giving voice to thirty-three employees. It can be
seen that the inclusion in school for participants, mostly generates doubts
regarding this be more effective if the public schools or in specialized
institutions. About own school trajectory indicates that disability was not a limit
learning and point to the school as a place that served as the basis for entering
the work, however, only by itself it is not enough either for entry into university
or for employment . On the inclusion in the workplace, it was observed that the
public sphere this late in comparison to the private sphere. Regarding the
university indicate lack of political action or administrative attitudes towards
people with disabilities. Still, participants reported being satisfied in current jobs.
And both in school and in the labor market visualize the improvement of social
relations, but also with the occurrence of prejudice and discrimination. It is
possible the best universities are structured to meet the public with disabilities,
however, because he is unprepared to deal with this public, it is suggested here
that is more knowledge what is the deficiency in this space. It is hoped that the
discussions proposed here can assist in the area of Education and several
areas, but mainly to suggest viable alternatives to improve the daily lives of
people with disabilities, teachers servers or non-teaching staff, students or
external community: public in general the public university in Brazil and
Portugal. It is hoped that the result of this research is disclosed and that seeks
to influence the authorities in the change of direction to improve the inclusion of
people with disabilities.
Keywords: Inclusion. People with disabilities. Higher education. School. Job.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara