|
|
Aluno(a) |
Sônia Lopes Lanzoni |
Titulo |
Cultura Organizacional: zona de invisibilidade da gestão escolar |
Orientador(a) |
|
Data |
04/11/2005 |
Resumo |
O estudo analisa a cultura organizacional de uma escola estadual de ensino fundamental e médio do município de Rio Claro, enfocando aspectos da gestão escolar e da gestão democrática face à política educacional do Estado de São Paulo e da Lei de Diretrizes e Bases (Lei 93/94/96). O estudo privilegia a compreensão e intervenção dos educadores ao tomarem decisões educativas, curriculares e pedagógicas. Mostra que ao desenvolver padrões de relação, um grupo que se mantém junto por largo espaço de tempo desenvolve também valores e produz uma cultura própria em função da qual define seu espaço, interpreta inovações, inventa, descobre e desenvolve um conjunto de pressupostos básicos que considera válidos para serem compartilhados com os novos professores, orientando-os no modo de pensar e agir em determinadas situações. A pesquisa mostra que nessa escola, as propostas da Lei 93/94/96 quanto à gestão democrática, participação de professores e pais na elaboração da proposta pedagógica encontram clima favorável para sua implementação, pois a cultura organizacional da Escola contribui para que isso ocorra. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|