|
|
Aluno(a) |
Keila Hellen Barbato Marcondes |
Titulo |
A relação entre a escola e a família de crianças com baixo rendimento escolar no contexto da Progressão Continuada |
Orientador(a) |
|
Data |
23/02/2006 |
Resumo |
A análise das interconexões estabelecidas entre escola e família de crianças com baixo rendimento escolar no contexto do Regime de Progressão Continuada constitui o objetivo da pesquisa. Conhecer as concepções que docentes, responsáveis e crianças apresentam sobre família, escola, baixo rendimento, Progressão Continuada e como se estabelecem as relações entre os dois contextos imprescindíveis para o desenvolvimento infantil, define o foco principal do estudo. A presente pesquisa adota como referencial teórico a perspectiva bioecológica de Bronfenbrenner. Os dados foram coletados em uma escola estadual do interior do Estado de São Paulo, no período de junho a dezembro de 2004, sendo sujeitos seis crianças que freqüentavam o final do ciclo I do Ensino Fundamental (4ª série), os quais apresentavam baixo rendimento escolar, três docentes e seis responsáveis. Foram utilizados como instrumentos um roteiro de entrevista semi-estruturado, um diário de campo e, para a avaliação do rendimento das crianças, o Teste de Desempenho Escolar (TDE) e as avaliações psicolingüísticas. Os dados da pesquisa foram aglutinados inicialmente em três focos de análise: 1) Universo da criança; 2) Universo da família; 3) Universo da professora, os quais, foram posteriormente triangulados. Os resultados obtidos revelaram que as famílias e os alunos valorizam a educação e se envolvem nesse processo. Quanto à comunicação, pode-se afirmar que a escola delimita os momentos e as formas como o diálogo deve ocorrer, assim como, quais informações serão transmitidas. Pode-se concluir que a família e a escola não se concebem como instâncias que devem trabalhar em parceria para o beneficio da criança.
Palavras-chave: Relação família-escola. Baixo rendimento escolar. Progressão Continuada. Ensino Fundamental. Perspectiva Bioecológica.
. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|