|
|
Aluno(a) |
Maria José Beraldo de Moraes |
Titulo |
A História e o sentido dos fazeres humanos: aproximações entre Psicanálise e Educação Escolar |
Orientador(a) |
|
Data |
22/02/2006 |
Resumo |
RESUMO
A presente pesquisa busca aproximar as contribuições da Psicanálise para a História e a Educação Escolar. Pretende-se apresentar algumas concepções da teoria freudiana da cultura para pensar e ampliar a concepção de História e Educação. Sendo assim, o ensino de história, que está no âmbito da História e da Educação, poderia apresentar-se como elemento importante na formação e construção do sujeito. Trata-se de um estudo qualitativo e bibliográfico onde o tema é investigado nas obras de Sigmund Freud, Renato Mezan, Norbert Elias, Peter Gay, dentre outros.
A partir dessas leituras pôde-se chegar a três partes distintas. A primeira parte está dividida em dois capítulos, um sobre o conceito de modernidade e sua conseqüência para a sociedade atual, o outro sobre os efeitos da modernidade para a História e a Educação. A segunda parte trata especificamente sobre a Psicanálise e contém três capítulos: um que sobre sua origem, sua concepção de sujeito, a teoria freudiana da cultura, o segundo busca as possíveis aproximações entre História e Psicanálise, e o último sobre Psicanálise e Educação, apresenta as pesquisas que vêm sendo realizadas nesta área assim como as contribuições destas pesquisas para os educadores. A terceira parte trata sobre a História: sua construção enquanto ciência, sua relação com o ensino, as políticas educacionais para o ensino de história e a concepção de História, identidade e a função do professor nos Parâmetros Curriculares Nacionais PCNs. Nas Considerações Finais buscamos apresentar as possíveis aproximações da Psicanálise para a História e para a Educação, além que de mostrar como a Psicanálise como ser útil na formação de professores e como instrumento crítico sobre os elementos da cultura na sociedade atual.
Palavras-chave: ensino de história- Psicanálise- História- formação docente |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|