| 
						 
						
							 | 
							
	 
	
		
			| Aluno(a) | 
			Maria José Beraldo de Moraes | 
		 
		
			| Titulo | 
			A História e o sentido dos fazeres humanos: aproximações entre Psicanálise e Educação Escolar | 
		 
		
			| Orientador(a) | 
			 | 
		 
		
			| Data | 
			22/02/2006 | 
		 
		
			| Resumo | 
     		RESUMO 
			A presente pesquisa busca aproximar as contribuições da Psicanálise para a História e a Educação Escolar. Pretende-se apresentar algumas concepções da teoria freudiana da cultura para pensar e ampliar a concepção de História e Educação. Sendo assim, o ensino de história, que está no âmbito da História e da Educação, poderia apresentar-se como elemento importante na formação e construção do sujeito. Trata-se de um estudo qualitativo e bibliográfico onde o tema é investigado nas obras de Sigmund Freud, Renato Mezan, Norbert Elias, Peter Gay, dentre outros.  
			A partir dessas leituras pôde-se chegar a três partes distintas. A primeira parte está dividida em dois capítulos, um sobre o conceito de modernidade e sua conseqüência para a sociedade atual, o outro sobre os efeitos da modernidade para a História e a Educação. A segunda parte trata especificamente sobre a Psicanálise e contém três capítulos: um que sobre sua origem, sua concepção de sujeito, a teoria freudiana da cultura, o segundo busca as possíveis aproximações entre História  e Psicanálise, e o último sobre Psicanálise e Educação, apresenta as pesquisas que vêm sendo realizadas nesta área assim como as contribuições destas pesquisas para os educadores. A terceira parte trata sobre a História: sua construção enquanto ciência, sua relação com o ensino, as políticas educacionais para o ensino de história e a concepção de História, identidade e a função do professor nos Parâmetros Curriculares Nacionais  PCNs. Nas Considerações Finais buscamos apresentar as possíveis aproximações da Psicanálise para a História e para a Educação, além que de mostrar como a Psicanálise como ser útil na formação de professores e como instrumento crítico sobre os elementos da cultura na sociedade atual. 
Palavras-chave: ensino de história- Psicanálise- História- formação docente | 
     	 
     	
			| Tipo | 
			Defesa-Doutorado | 
		 
		
			| Texto Completo | 
			  | 
		 
	 
	 
							 | 
							 | 
						 
						
							 | 
						 
					 
				 |