UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Fabiana Silva Fernandes de Medeiros
Titulo Planejamento educacional: conceitos, definições e mudanças. Recompilando e relendo as concepções latino-americanas da década de 1980 e início de 1990
Orientador(a)
Data 24/02/2006
Resumo O trabalho de tese é uma análise de documentos elaborados no âmbito das atividades do Congreso Internacional “Planeamiento y Gestión del Desarrollo de la Educación”, realizado no México, em 1990, pela iniciativa da UNESCO. Considerando-se que o evento foi um marco histórico nos estudos sobre o planejamento e a administração educacional e que os anos de 1980 significaram um momento de reformulação de propostas de planejamento, tendo em vista a crise do Estado Desenvolvimentista na América Latina, foram selecionados alguns trabalhos que foram apresentados no evento, com o intuito de elaborar um cenário de discussões sobre o planejamento educacional, no sentido de: (a) enumerar algumas considerações que proporcionem a identificação do evento como um momento de discussão importante na redefinição dos rumos do planejamento educacional; (b) estabelecer um vínculo entre o contexto econômico, político e social da América Latina e a atividade de planejamento, com vistas a situá-la no entorno das mudanças históricas, políticas e sociais que se descortinavam na América Latina na década de 1980; (c) estabelecer uma comparação entre as concepções de planejamento normativo, praticadas ao longo das décadas de 1950 a 1970 e as concepções de planejamento que foram estimuladas com a crise do Estado Desenvolvimentista.
AMÉRICA LATINA – ESTADO DESENVOLVIMENTISTA – CRISE DOS ANOS 80 – PLANEJAMENTO NORMATIVO – PLANEJAMENTO EDUCACIONAL

ABSTRACT

This thesis intends to analyze the documents presented at the International Congress "Planeamiento y Gestión del Desarrollo de la Educación", occurred in Mexico, in 1990, by UNESCO initiative. It was considered a historical mark in the studies about Planning and Educational management. The years of 1980s meant a moment of planning changes and “Developmental State” crisis in Latin America, and so some Congress works were chose to elaborating a discussions scenery about the educational planning in order to: (a) enumerate some considerations about the event as a important moment to the discussion concerning the directions to the educational planning; (b) connect the planning activity inside the economical, political and social Latin America context, and Its historical, political and social changes in the eighties; (c) compare the normative planning conceptions, that have been practiced along the 50's to 70's decades with the planning conceptions that were stimulated for the “Developmental State” crisis.
LATIN AMERICA – “DEVELOPMENTAL STATE” - CRISIS OF THE EIGHTIES - NORMATIVE PLANNING - EDUCATIONAL PLANNING
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
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