|
|
Aluno(a) |
Fabiana Silva Fernandes de Medeiros |
Titulo |
Planejamento educacional: conceitos, definições e mudanças. Recompilando e relendo as concepções latino-americanas da década de 1980 e início de 1990 |
Orientador(a) |
|
Data |
24/02/2006 |
Resumo |
O trabalho de tese é uma análise de documentos elaborados no âmbito das atividades do Congreso Internacional Planeamiento y Gestión del Desarrollo de la Educación, realizado no México, em 1990, pela iniciativa da UNESCO. Considerando-se que o evento foi um marco histórico nos estudos sobre o planejamento e a administração educacional e que os anos de 1980 significaram um momento de reformulação de propostas de planejamento, tendo em vista a crise do Estado Desenvolvimentista na América Latina, foram selecionados alguns trabalhos que foram apresentados no evento, com o intuito de elaborar um cenário de discussões sobre o planejamento educacional, no sentido de: (a) enumerar algumas considerações que proporcionem a identificação do evento como um momento de discussão importante na redefinição dos rumos do planejamento educacional; (b) estabelecer um vínculo entre o contexto econômico, político e social da América Latina e a atividade de planejamento, com vistas a situá-la no entorno das mudanças históricas, políticas e sociais que se descortinavam na América Latina na década de 1980; (c) estabelecer uma comparação entre as concepções de planejamento normativo, praticadas ao longo das décadas de 1950 a 1970 e as concepções de planejamento que foram estimuladas com a crise do Estado Desenvolvimentista.
AMÉRICA LATINA ESTADO DESENVOLVIMENTISTA CRISE DOS ANOS 80 PLANEJAMENTO NORMATIVO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
ABSTRACT
This thesis intends to analyze the documents presented at the International Congress "Planeamiento y Gestión del Desarrollo de la Educación", occurred in Mexico, in 1990, by UNESCO initiative. It was considered a historical mark in the studies about Planning and Educational management. The years of 1980s meant a moment of planning changes and Developmental State crisis in Latin America, and so some Congress works were chose to elaborating a discussions scenery about the educational planning in order to: (a) enumerate some considerations about the event as a important moment to the discussion concerning the directions to the educational planning; (b) connect the planning activity inside the economical, political and social Latin America context, and Its historical, political and social changes in the eighties; (c) compare the normative planning conceptions, that have been practiced along the 50's to 70's decades with the planning conceptions that were stimulated for the Developmental State crisis.
LATIN AMERICA DEVELOPMENTAL STATE - CRISIS OF THE EIGHTIES - NORMATIVE PLANNING - EDUCATIONAL PLANNING |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|