UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Saulo Fantato Moscardini
Titulo "Deficiência Intectual e Ensino-Aprendizagem: Aproximação Entre Ensino Comum e Sala de Recursos Multifuncionais"
Orientador(a) Profa. Dra. Silvia Regina Ricco L. Sigolo
Data 30/03/2016
Resumo RESUMO
O estudo analisa como são estruturadas as práticas das professoras da sala regular que possuem em sua classe alunos com indicativo de deficiência intelectual e das professoras especialistas, mais especificamente, daquelas docentes responsáveis pelas Salas de Recursos Multifuncionais nas quais esses alunos são atendidos, buscando compreender os motivos que sustentam o distanciamento existente entre essas profissionais e as consequências que essa situação impõe para a aprendizagem escolar dessas crianças. Essa investigação de caráter qualitativo possui como base teórica os escritos de Lev Semiónovich Vigotski, se apoiando na legislação que regulamenta a modalidade de AEE pesquisada. Foram selecionados cinco alunos que apresentavam indício de deficiência intelectual e que se encontravam matriculados em escolas públicas municipais localizadas em uma cidade do interior paulista. Esses sujeitos foram acompanhados durante todo o ano letivo de 2014, sendo observados tanto nos momentos em que frequentavam o ensino regular, quanto nas suas sessões do AEE. A coleta de dados se valeu da observação e o exame dos dados coletados se norteou pela proposta de análise de conteúdo de Laurence Bardin, organizando essas informações em categorias. Os resultados encontrados sublinham a existência de práticas de ensino nas quais o AEE se orienta pelo trabalho com o conteúdo acadêmico, sendo assumido como principal responsável pelo ensino das crianças público alvo da educação especial. Concluí-se que existe uma distância entre os preceitos contidos nos documentos oficiais e a maneira como o processo inclusivo é organizado no cotidiano da escola. rnrnPalavras-chave: inclusão escolar; deficiência intelectual; ensino-aprendizagem; ensino regular; ensino colaborativo; Atendimento Educacional Especializado.
ABSTRACT
The study analyzes how are structured the practices of regular room teachers who have in their class pupils indicative of intellectual disability and specialist teachers, more specifically, those teachers responsible for Multifunction Resource Rooms in which these students are met, seeking to understand the reasons supporting the existing gap between these professionals and the consequences that this situation calls for school learning of these children. This qualitative research has as theoretical basis the writings of Lev Vygotsky Semiónovich, relying on legislation regulating the modality of AEE searched. five students were selected who had intellectual disabilities hint and who were enrolled in municipal public schools in a city in São Paulo. These subjects were followed throughout the school year 2014, being observed both when attending regular education, as in its sessions of the ESA. Data collection is worth the observation and examination of the collected data was guided by the proposed Laurence Bardin content analysis, organizing the information into categories. The results underline the existence of teaching practices in which the ESA is guided by working with academic content, it is assumed to be primarily responsible for the education of the target group children in special education. It is concluded that there is a distance between the precepts contained in the official documents and how inclusive process is organized in the school routine.rnrnKeywords: School inclusion; intellectual disabilities; teaching and learning; regular education; collaborative learning; Educational Service Specialist.rnrnrnrn
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
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