|
|
Aluno(a) |
Marcela Lopes Gomes |
Titulo |
MEMÓRIA CULTURAL E EDUCAÇÃO ESCOLAR: UM EXAME A PARTIR DA TEORIA DO CÍRCULO DE BAKHTIN, VOLOCHÍNOV E MEDVEDEV |
Orientador(a) |
Prof. Dr. José Luís Vieira de Almeida |
Data |
11/03/2016 |
Resumo |
RESUMO
Esta pesquisa tem como objeto de estudo a memória humana e suas relações com a educação escolar. Partiu-se da hipótese de que a concepção acerca da constituição dialógica da linguagem e a teoria dos gêneros discursivos desenvolvidos pelo Círculo de Bakhtin, Volochínov e Medvedev oferecem subsídios à compreensão do caráter mediado da memória humana e de seu papel na educação escolar. Para tanto, realizou-se uma investigação de cunho teórico-bibliográfico fundada no materialismo histórico. Nos estudos da psicologia histórico-cultural, encontrou-se a fundamentação sobre o processo de desenvolvimento da memória na ontogênese humana. Dessa forma, constatou-se que a apropriação dos signos mnemotécnicos é o elemento determinante do processo de desenvolvimento da memória cultural ou mediada. Ancorado nos estudos do Círculo de Bakhtin, Volochínov e Medvedev, verificou-se que a constituição dialógica da linguagem é uma condição para o processo de memorização mediada, na medida em que a criança apropria-se dos signos mnemotécnicos no contato com as pessoas ao seu redor, ou seja, no processo de comunicação. Ademais, constatou-se que obras da cultura humana conservam potenciais semânticos ou uma memória dos significados, como também os gêneros do discurso acumulam modos de transmissão da experiência humana, mas para explorá-los é preciso a apropriação do patrimônio cultural humano, no qual eles existem e estão manifestos ou latentes. Portanto, a apropriação das objetivações do gênero humano constitui o conteúdo fundamental do desenvolvimento das características humanas historicamente constituídas, o que permitiu a esta investigação afirmar, com base na pedagogia histórico-crítica, a relevância da educação escolar na promoção do desenvolvimento humano mediante a socialização das objetivações humano-genéricas.rnrnPalavras-chave: memória mediada, dialogismo, gêneros do discurso, educação escolar, apropriação, objetivações humanas.rn rnABSTRACTrnrnrnThis research has as an objective, the study of human memory and its relationship to school education. From the hypothesis that the conception of the dialogical constitution of language and the theory of discursive genres by Bakhtin circle, Volochínov and Medvedev offer subsidies on understanding human memory mediated character and its role in school education. Next, a bibliographical investigation was done based on historical materialism. It was found that the basis of the process of development of memory in human ontogenesis in the studies of cultural-historical psychology. Then, it was noted that the appropriation of mnemonic signs is the decisive factor in the development process of cultural or mediated memory. Based on the studies of Bakhtin, Medvedev and Volochínov, it was found that the dialogical constitution of language is a condition for the mediated memorization process as the child borrows the mnemonic signs from contact with the people around him/her in the process of communication. Furthermore, it was noted that works of human culture preserve semantic potential or a memory of meanings, as well as the genres of discourse accumulate modes of transmission of human experience, but to exploit them it is required the appropriation of human cultural heritage, in which they are and are manifested or latent. Therefore, the appropriation of the objectification of mankind constitute the key content of the development of human traits historically constituted, which allowed this research to affirm, on the basis of historical-critical pedagogy, the relevance of school education in the promotion of human development through the socialization of human objectification. rnrnKeywords: mediated memory, dialogism, genres of discourse, school education, appropriation, human objectification.rnrnrn |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|