UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Marina Novaes de Sene
Titulo O PAPEL DO GESTOR NA CONSTRUÇÃO DA MORALIDADE NA ESCOLA
Orientador(a) Prof. Dr. Ricardo Ribeiro
Data 29/02/2016
Resumo RESUMOrnrnA presente pesquisa tem como objetivo central pensar em que medida os gestores contribuem para a construção de valores morais na escola. Inicialmente, delimitamos nosso referencial teórico para matizar o lugar da moral na contemporaneidade e trabalhamos com uma reflexão sobre a moralidade, a partir de algumas sintéticas e clássicas concepções filosóficas. Em seguida, na segunda seção, pensamos a educação na contemporaneidade, entendendo-a como experiência, aquilo que nos transforma porque nos afeta. A terceira seção apresenta possíveis contribuições do trabalho dos gestores escolares, para pensar a moralidade e a experiência. Na quarta seção, discutimos nossa estratégia metodológica. Decidimos por uma pesquisa de tipo etnográfico. Ademais, na quinta seção, descrevemos nossa pesquisa de campo e uma análise especulativa dos dados. Por fim, na última seção, trabalhamos com a categorização dos dados. A partir de nossa pesquisa, consideramos que a moralidade deve ser entendida como uma construção interna e externa ao indivíduo que não se limita a uma busca racional. Percebemos um papel decisivo dos gestores no desenvolvimento de personalidades morais autônomas, no contexto escolar. O grupo gestor deve mediar uma reflexão profunda nos campos: político, didático, ético e estético. Os investimentos no campo da política passam por criar uma estrutura democrática de administração. Para tanto garantir uma gestão flexível que permita a participação dos diferentes setores sociais, uma liderança capaz de mobilizar a equipe com seus princípios e um ambiente propício a uma formação inventiva. No âmbito da didática, criar mudanças significativas nas áreas do conteúdo, da metodologia, dos valores e das relações interpessoais. Além das mudanças externas na estrutura da escola, criar experiências significativas capazes de atravessar todos os envolvidos no processo. A mudança ética passa por uma educação que leve a pensar sobre a própria existência. Dar lugar para processos em que o sentido é descobrir o que se é. Uma educação menos condutista, prescritiva e mais emancipatória. Por fim, todas essas mudanças devem alcançar outro senso estético de escola que permita olhar para o mínimo, para as miudezas em que os valores se manifestam e se reinventam, outra possibilidade de compreensão do que é o aprender e para que se aprende. rnrnPalavras-chave: Gestão escolar -Moralidade- Autonomia- Didática-Etnografia-ExperiênciarnABSTRACTrnThis research has as main objective to think to what extent the managers contribute to the construction of moral values in school. Initially, pinpoint our theoretical to tint the place of morality in contemporary times and work with a reflection on morality, from some classical philosophical conceptions and synthetic. Then, in the second section, we think education in contemporary times, the experiment, what transforms us because it affects us. The third section presents possible contributions of school managers, to think about morality and the experience. In the fourth section, we discussed our methodological strategy. Decided by a poll of ethnographic type. Furthermore, in the fifth section, We describe our field research and speculative analysis of data. Finally, in the last section, we work with the categorization of data. From our research, we believe that morality should be understood as an internal and external construction to the individual that is not limited to a reasonable search. We realize a decisive role of managers in the development of autonomous moral personalities, in the school context. The Group Manager must mediate a deep reflection in the fields: political, educational, ethical and aesthetic. Investments in the field of politics go through to create a democratic structure of administration. To both ensure a flexible management that allows the participation of different social sectors, a leadership able to mobilize the team with its principles and an inventive training environment. In the field of didactics, create significant changes in the areas of content, the methodology, the values and interpersonal relations. In addition to the external changes in the structure of the school, creating meaningful experiences able to cross all those involved in the process. Ethics change goes through an education that take thinking about his own existence. Make way for processes in which the point is to find out what is a education less prescriptive and more emancipatory, condutista. Finally, all these changes must reach the other aesthetic sense of school that allow to look at the minimum for offal with manifest and if reinvent, another possibility of understanding what is learn and you learn.rnrnKeywords: school management-Morality-Autonomy-Didactics-Ethnography-experiencern
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara