UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Taís Aparecida de Moura
Titulo Práticas de alfabetização de professoras alfabetizadoras iniciante e experiente no 1º ano do Ensino Fundamental
Orientador(a) Profa. Dra. Maria Regina Guarnieri
Data 20/02/2016
Resumo RESUMO

Com um olhar mais atento às práticas de alfabetização, no 1º ano do Ensino Fundamental, retratou-se neste estudo a atuação de duas professoras alfabetizadoras com tempos de docência diferenciados. Para tanto, a presente dissertação teve como objetivos investigar e analisar as práticas de alfabetização realizadas por uma professora iniciante e uma professora experiente, considerando os elementos da gestão da matéria e da classe presentes na interação das aulas de alfabetização. O referencial teórico baseou-se em autores como Gimeno Sacristán e Gauthier que fundamentam a prática docente, enquanto Huberman, Gonçalves, Marcelo Garcia, Guarnieri e Lima trouxeram subsídios para tratar das fases da docência e às práticas de alfabetização tiveram por base os estudos de Soares e Carvalho. A pesquisa qualitativa, de base empírica, foi desenvolvida numa escola estadual do interior do Estado de São Paulo, norteada pela seguinte problemática: Como as professoras alfabetizadoras iniciante e experiente realizam suas práticas de alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental? Quais são os elementos da gestão da matéria e da classe que estão presentes na interação das aulas de alfabetização? Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados a observação das aulas realizadas pelas professoras iniciante e experiente, num período de três meses e realizou-se uma entrevista semiestruturada. Os dados obtidos foram organizados em três eixos temáticos, são esses: A natureza do processo de alfabetização; A gestão da matéria e os aspectos significativos para alfabetizar; A gestão da classe e o estilo de alfabetizar. A partir de uma análise comparativa, os resultados revelaram que o tempo de docência acaba influenciado no encaminhando da gestão da matéria, mas não é um fator determinante na gestão da classe, sendo que entre as práticas de alfabetização da iniciante e experiente há mais diferenças, do que semelhanças. Entretanto, existem pontos em comum, porque ambas reconhecem lacunas na formação em alfabetização e, portanto, confirmam a hipótese que se trata de um tema muito complexo, permeado por muitos desafios e elementos que envolvem o entendimento e desenvolvimento da gestão da matéria e da classe. Conclui-se que, seja o professor iniciante ou experiente, é preciso haver comprometimento com suas escolhas, condutas e manejo do ensino, porque não dá para aceitar improvisações e tentativas no processo de alfabetização.

Palavras-chave: Práticas de alfabetização. Professor iniciante. Professor experiente. Gestão da matéria e da classe. Anos iniciais do Ensino Fundamental.


ABSTRACT

With a closer look at literacy practices in the 1st grade of elementary school, portrayed in this study the performance of two literacy teachers with different teaching times. For this purpose, the present work aims to investigate and analyze literacy practices carried out by a beginner teacher and an experienced teachers, considering the elements of the management of subject and class present in the interaction of literacy classes. The theoretical framework was based on authors such as Gimeno Sacristán and Gauthier underlying the teaching practice, while Huberman, Gonçalves, Marcelo Garcia, Guarnieri and Lima brought subsidies to address the stages of teaching and literacy practices were based on studies Soares and Carvalho. The qualitative research, empirical basis, was developed in a public school in the city of São Paulo state, guided by the following problems: How the beginner and experienced literacy teachers perform their literacy practices in the early years of elementary school? What are the elements of the management of subject and class that are present in the interaction of literacy classes? It was used as data collection instruments to observe the classes held by beginner and experienced teachers over a period of three months and held a semi-structured interview. Data were organized into three main themes are these: The nature of the literacy process; The management of subject and the significant aspects of literacy; The management of the class and style of literacy. From a comparative analysis, the results revealed that the teaching time is up influenced in directing the management of the subject, but it is not a determining factor in class management, and between beginner literacy practices and experienced for over differences, than similarities. However, there are points in common because both recognize gaps in training in literacy and therefore confirm the hypothesis that this is a very complex topic, permeated by many challenges and elements that involve the understanding and management development of subject and class. In conclusion, whether beginner or experienced teacher, there must be commitment to their choices, behavior and management of teaching, because you can not accept improvisation and attempts in the literacy process.

Keywords: Literacy Practices. Beginner Teacher. Experienced Teacher. Management of subject and class. Early years of elementary School.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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