UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Saulo Rodrigues de Carvalho
Titulo Profissionalização docente e subordinação do trabalho educativo à lógica flexível da produção capitalista
Orientador(a) Lígia Márcia Martins
Data 30/03/2016
Resumo RESUMO

Este trabalho trata o conceito de Identidade Profissional do Professor, sob o enfoque do Materialismo Histórico-Dialético. A discussão da identidade profissional do professor ganha destaque especificamente durante o processo de reestruturação capitalista da produção e normatização do padrão flexível de acumulação. A mesma se apresenta como prerrogativa para a formação de professores numa perspectiva crítica e autônoma no âmbito do profissionalismo docente, com o propósito de superar a crise de identidade sobre o trabalho do professor. Do mesmo modo, as determinações da reestruturação produtiva ecoam sobre o magistério sob a forma do empobrecimento dos conteúdos escolares e substituição de um ensino calcado nos conhecimentos científicos objetivos por uma formação em afinidade estrutural com as novas exigências do capitalismo contemporâneo. Nesse sentido, colocamos em questão o conceito de Identidade Profissional do Professor, questionando a sua prerrogativa como forma de superação da crise instaurada pelas mudanças do capitalismo, entendendo-o como uma maneira de adaptação as demandas impostas por essa dinâmica produtiva. Por fim discutimos a insuficiência da identidade do professor circunscrita a sua particularidade profissional e a necessidade histórica da apreensão da universalidade do trabalho educativo para a formação docente.

Palavras Chave: 1. Formação de Professores. 2. Identidade Profissional do Professor. 3. Reestruturação Produtiva. 4. Pedagogia Histórico-Crítica. 5. Educação Escolar. 6. Marxismo


Abstract

This work deals with the concept of Teacher Professional Identity, from the standpoint of historical materialism-Dialectical. The discussion of teacher professional identity is highlighted specifically during the capitalist restructuring of the production and standardization of flexible accumulation pattern. The same is presented as a prerogative for the training of teachers in a critical and autonomous perspective within the teaching professionalism, in order to overcome the identity crisis of the teacher's work. Similarly, the determinations of productive restructuring on the magisterium can influence the in the form of impoverishment of school subjects and replacing a based education in objective scientific knowledge by training in structural affinity with the changing demands of contemporary capitalism. In this sense, we put in question the concept of Teacher Professional Identity, questioning his prerogative as a way of overcoming the crisis brought by the changes of capitalism, understanding it as a way to adapt the demands imposed by this productive dynamic. Lastly we discuss the failure of the identity of the teacher limited to his professional particularity and the historical necessity of the apprehension of universality of educational work for teacher training.

Keywords: 1. Teacher Training. 2. Teacher's Professional Identity. 3. Productive Restructuring. 4. Historical-Critical Pedagogy. 5. School Education. 6. Marxism.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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