UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Marcelo Gonçalves Rodrigues
Titulo O TEMPO LIVRE COMO PALIMPSESTO DO TEMPO DE TRABALHO: Temporalidade e Ideologia
Orientador(a) Ari Fernando Maia
Data 26/02/2016
Resumo RESUMO

Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise teórica da temporalidade no capitalismo tardio visando aprofundar os usos da temporalidade como ideologia, completando essa análise com um estudo empírico cujo propósito é compreender os usos do tempo livre do professor universitário e os impactos na dimensão temporal do seu trabalho frente às tecnologias digitais. O estudo empírico consistiu em entrevistas que se realizaram com dois professores do ensino superior de uma Universidade no interior do Estado de São Paulo. A orientação teórico-metodológica para a execução do trabalho foi prioritariamente regida pela Teoria Crítica da Sociedade, ancorada pela sua primeira geração de pensadores. Em termos teóricos, o termo temporalidade se refere à modalidade típica de vivência-experiência temporal humana, mediada pela forma da ordem social e pelas tecnologias que regulam e alteram nossa percepção espaço-temporal. A partir da investigação empírica, concluímos que a heteronomia dos centros de pesquisa e ensino aprofundou características da chamada universidade operacional, como ressonância do aceleramento dos sistemas de vida na sociedade capitalista. A consolidação desse modelo de universidade cria barreiras para que o professor exerça com autonomia aquilo para o qual essencialmente é designado: ensinar com tempo disponível, pesquisar, fazer extensão, e principalmente, sem prejudicar seu tempo livre. Admitimos todas essas problemáticas de ordem estrutural produtiva, ética e política, a partir do eixo da temporalidade, e levantamos reflexões sobre os usos do tempo livre do docente universitário, concluindo que ele se tornou um palimpsesto do tempo de trabalho, o que indica que se tornou urgente uma reflexão sobre a dimensão temporal na universidade.

Palavras chave: Temporalidade, Tempo Livre, Ideologia, Universidade, Professor Universitário, Educação.

ABSTRACT

This paper aims to conduct a theoretical analysis of temporality in late capitalism aiming to deepen the uses of temporality such as ideology, and completing this analysis with an empirical study whose purpose is to understand the uses of free time of the university teacher and the impacts on the temporal dimension of his work compared to digital technologies. The empirical study consisted in interviews realized with two teachers from higher education at a university in the State of São Paulo. The theoretical-methodological guidance was primarily based by the Critical Theory of Society, anchored by its first generation of thinkers. Theoretically, the term temporality refers to the typical mode of human temporal experience, mediated by forms of social order and by the technologies that regulate and alter our perception of space-time. From the empirical research, we conclude that the heteronomy of research and teaching centers deepened characteristics of the operational university, as a resonance of acceleration of living in capitalist society. The consolidation of this university model, creates barriers for the teacher to exercise with autonomy what was essentially designed to do, which is: to teach with available time, survey, to extension, and especially, without harming your free time. We admit all these issues productively structural, ethics and politics, starting the axis of temporality, and raised reflections on the uses of free time of the university teacher, concluding that he became a palimpsest of working time, indicating that became urgent a reflection on the temporal dimension at university.

Keywords: Temporality. Free time. Ideology. University. University Teacher. Education.rn
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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