UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Simone Catarina de Oliveira Rinaldo
Titulo PROCESSO EDUCACIONAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: INTERCONEXÕES ENTRE CONTEXTOS
Orientador(a) Silvia Regina Ricco Lucato Sigolo
Data 22/02/2016
Resumo RESUMO

A escolarização de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresenta ainda muitos desafios e estes parecem ser maiores diante das características específicas (dificuldades de socialização e de comunicação) e de estereótipos predeterminados por concepções equivocadas dos profissionais e familiares. O objetivo deste estudo foi descrever o processo educacional de duas crianças de quatro anos de idade com TEA nos contextos aprendizagem na Educação Infantil e no Atendimento Educacional Especializado (AEE) da escola comum, bem como na família, buscando entender como se estabelecem as inter-relações entre os diferentes contextos. Participaram desta pesquisa três profissionais da SME, uma diretora de escola, duas professoras regentes, uma professora itinerante e dois pais. Foram realizados dois procedimentos de coleta de dados: entrevista com base em roteiros semiestruturados e observação das crianças com registro em diário de campo. Os principais resultados mostraram que a SME vem atualizando suas propostas para a Educação Infantil e Inclusiva. Ainda, que o conhecimento e as concepções da equipe escolar e dos pais sobre as características de crianças com TEA apoiam-se em ideias do senso comum, todavia, diante da realidade buscam informações com profissionais especializados. Por fim, sobre o processo de escolarização e de inclusão destas crianças, tem-se que as professoras o desenvolvem de forma a inseri-las na sociedade, entendendo que a inclusão deve ser iniciada na primeira etapa da educação básica. Em contrapartida, os pais consideram que, para a inclusão ocorrer de fato, a escola precisa estar preparada e dispor de recursos materiais, humanos e arquitetônicos. Considera-se que a permanência e o prosseguimento dos estudos destas crianças dependem da reorganização do sistema educacional e de uma revisão de antigas concepções e paradigmas educacionais.

Palavras-chave: Professores, Diretor, Família, TEA, Educação Infantil, Educação Inclusiva.

ABSTRACT

The schooling of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) still presents many challenges and these appear to be larger on the specific characteristics (difficulties in socialization and communication) and predetermined stereotypes by misconceptions of work and family. The objective of this study was to describe the educational process of two children four years of age with ASD in learning contexts in Early Childhood Education and Care Educational Specialist (ESA) of the common school as well as in the family, trying to understand how to establish the interrelations between different contexts. Participated in this research three professional SME, a school principal, two teachers regents, an itinerant teacher and two parents. There were two data collectionrnprocedures: interview based on semi-structured scripts and observation of children with field daily. The main results showed that the SME has updated its proposals for Early Childhood and Inclusive Education. Still, the knowledge and conceptions of school staff and parents about the characteristics of children with ASD are supported by common sense ideas, however, before reality seeking information on specialized professionals. Finally, on the process of education and inclusion of these children, we have the teachers to develop in order to insert them in society, given that the inclusion should be initiated in the first stage of basic education. In contrast, parents consider that, for inclusion in fact occur, the school must be prepared and have material, human and architectural features. It is considered that the permanence and further education of these children depend on the reorganization of the educational system and a review of old conceptions and educational paradigms.

Keywords: Teachers, Director, Family, TEA, Early Childhood Education, Inclusive Education.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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