UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Marinaldo Fernando de Souza
Titulo ALÉM DA ESCOLA: REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS COM BASE NA ANÁLISE DE PRÁTICAS EDUCATIVAS ALTERNATIVAS DESCOBERTAS EM ÁREAS RURAIS DA REGIÃO DE SÃO CARLOS S.P.
Orientador(a) Dulce Consuelo Andreatta Whitaker
Data 11/03/2016
Resumo RESUMO

O objetivo central da tese foi estudar práticas educativas em de territórios rurais da região de São Carlos – S.P. Colocou-se foco em três áreas : a) um sítio de “Rural Esquecido” quilombola do Distrito de Santa Eudóxia; b) no “Novo Rural” de uma Ecovila com moradores organizados a partir de uma ética de convivência solidária e participativa, que buscam fortalecer o ideal de uma educação domiciliar; c) na Escola da Toca, uma escola de Educação Infantil de Itirapina, localizada em uma fazenda de produção de orgânicos - Fazenda da Toca - que vem implantando uma educação voltada à “alfabetização ecológica”. Procurou-se captar novas tendências educativas (teoria e prática) que pudessem servir de inspiração aos modelos hegemônicos da educação escolar, tendo em vista os variados processos de desarticulação cultural sofridos pela escola e outros ambientes educativos. Como base teórica, foram utilizadas as teorias pedagógicas de Paulo Freire, as Teorias Sistêmicas de Fritjof Capra e as Teorias da Complexidade e Edgar Morin. A coleta de dados foi realizada através do método etnográfico e demais instrumentos de apoio, tais como: descrição em diário de campo, coleta de depoimentos e história de vida, registros fotográficos, análises de documentos históricos. Os resultados indicam experiências educacionais exitosas em espaços rurais singulares, que informam novos paradigmas educacionais para as novas necessidades do mundo contemporâneo.

Palavras-chave: Escola e ruralidades, Teorias da complexidade, Educação do Campo, Cultura, Meio Ambiente, Campesinato.


ABSTRACT

The study took place in three areas: a) a small farm of "Forgotten Rural" in a quilombola community in Santa Eudoxia; b) in the "New Rural" of an ecovillage with in habitants organized by an ethic supportive living ,in search of an ideal home education; c) in "Escola da Toca",a child education school,located on an organic agricultural farm in Itirapina,focused on an "ecological literacy" education (ecoliteracy). New educational tendencies (theory and practice) were searched in order to inspire the hegemonic models of school education,due to present inefficient and inconsistent educational programs in schools and other educational environments. As a theoretical basis,it was used Paulo Freire's pedagogical theories, Sistemic theories by Fritjof Capra and Complexity theories by Edgar Morin. The data were collected through ethnographic method and other support instruments as: field diary descriptions,interviews,photographic records and historical documents. The results show succesful educational experiences in singular rural areas, indicating new educational paradigm to the current necessities of the contemporary world.

Key-words: school and ruralities , complexity theories , field education , culture , environment , peasantry.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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