UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Fernanda Reis
Titulo A EDUCAÇÃO SEXUAL NO PORTAL DO PROFESSOR -MEC-: ESTUDO ANALÍTICO-DESCRITIVO DAS TEMÁTICAS REFERENTES À SEXUALIDADE NO ESPAÇO DA AULA
Orientador(a) Luci Regina Muzzeti
Data 25/02/2016
Resumo Resumo

Desde o século XX, as discussões sobre as temáticas de sexualidade na escola sempre estiveram em curso no ensino brasileiro. Na atualidade, as Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) também têm se prestado a tais práticas, muitas vezes, a auxiliarem em atividades pedagógicas, bem como na formação docente, a surgirem como uma alternativa para o trabalho de educação sexual. Dentre elas, encontramos o Portal do Professor (MEC), lançado em 2008 pelo Governo Federal a fim de apoiar a capacitação de professores. Em vista disso, o presente trabalho, de tipologia analítico-descritiva, objetiva o estudo das aulas que contemplam as temáticas referentes à sexualidade no ambiente Espaço da Aula do supracitado Portal. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, ancorada na análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin. Os dados encontrados, os quais foram agrupados em categorias e subcategorias de análise temática, a luz da literatura científica adotada, revelam que as questões mais discutidas pelas aulas se reportam ao Corpo, as Relações de gênero, a Diversidade sexual e aos Relacionamentos afetivos e sexuais. A abordagem de tais temas: a) associam o corpo a ações de cuidado e saúde, a aspectos biológicos, a aspectos culturais e psicossociais, o perceberem como fonte de prazer sexual; b) referenciam o gênero e suas relações como uma construção histórica, cultural e social, pelo sexo anatômico/ diferenças físicas e na qualidade de relações que implicam em espaços de luta e enfrentamento por igualdade e direitos perante a sociedade; c) admitem a diversidade sexual como partícipe de uma sociedade plural que contempla distintos desejos afetivo-sexuais que devem ser entendidos e respeitados e d) entendem os relacionamentos afetivos e sexuais como relações que se apresentam e são valorizadas distintamente a envolver sentimentos e expectativas particulares. Portanto, os resultados indicam que, embora o Portal se coloque como uma TIC importante na difusão dos conteúdos sexuais, entendimentos equivocados e restritos quanto a sexualidade e o gênero, a se pautarem no discurso do senso comum, estão presentes em algumas aulas averiguadas. Assim, inferimos que os recursos tecnológicos, como os vistos no Portal, nem sempre conferem legitimidade as produções didáticas, sendo fundamental questionarmos e problematizarmos estes artefatos e os assuntos que vinculam.

Palavras-chave: Sexualidade. Educação Sexual. Escola. Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). Portal do Professor (MEC). Espaço da Aula.

Abstract

Since the twentieth century, discussions on issues of sexuality in school were always underway in the Brazilian education. Today, New Information and Communication Technologies (NICT) have also been provided to such practices, often to assist in educational activities, as well as training teachers, to emerge as an alternative to the work of sexual education. Among them, we find the Portal do Professor (MEC), launched in 2008 by the Federal Government to support the training of teachers. In view of this, the present work, analytical and descriptive type, objective study of the lessons that address the issues related to sexuality environment in the Espaço Aula of the aforementioned Portal. It is a qualitative research, anchored on content analysis suggested by Laurence Bardin. The findings, which were grouped into categories and thematic analysis of subcategories, the light of the adopted scientific literature shows that most issues discussed by classes report to the body, gender relations, sexual diversity and affective relationships and sex. The approach to these issues: a) associate the body care and health actions, the biological, cultural and psychosocial aspects, realizing it as a source of sexual pleasure; b) reference the gender and their relationship as a historical, cultural and social construction, the anatomical sex/physical differences and quality of relationships that involve spaces of struggle and confrontation for equality and rights in society; c) admit to sexual diversity as a participant in a plural society that includes distinct affective-sexual desires that must be understood and respected; d) understand the affective and sexual relationships as relationships that arise and are valued distinctly involve particular feelings and expectations. Therefore, the results indicate that while the Portal was put as an important NICT in the dissemination of sexual content, misleading and restricted understandings about sexuality and gender, to base in the common sense of the speech, are present in some classes investigated. Thus, we infer that the technological resources, as seen in Portal, not always confer legitimacy didactic productions, being fundamental questioning and problematize these artifacts and the issues that link.

Keywords: Sexuality. Sexual Education. New Information and Communication Technologies (NICT). Portal do Professor (MEC). Espaço Aula.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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