UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Rita de Kássia Cândido
Titulo GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA: possibilidades e dificuldades na percepção dos pais e dos gestores do ensino fundamental
Orientador(a) João Augusto Gentilini
Data 29/02/2016
Resumo RESUMO

O objetivo desta dissertação é apontar as dificuldades, entraves, mas também possibilidades à participação dos pais em escolas de ensino fundamental. Tal participação, analisada na perspectiva da gestão democrática, é definida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9394/96) e também na perspectiva de pais e gestores das escolas públicas. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi desenvolvida em duas escolas municipais do interior do Estado de São Paulo, ambas na periferia do mesmo município, mas em regiões distintas. O referencial teórico escolhido partiu de um levantamento de pesquisas em bancos de teses e dissertações acerca da temática proposta, além de pesquisa bibliográfica, selecionando-se autores que trataram das mudanças paradigmáticas no campo da gestão democrática, mais especificamente no campo educacional. Como procedimentos de pesquisa, realizou-se múltiplas técnicas que serviram para conhecer as realidades e ouvir pais e gestores, por meio de: entrevista aberta com os gestores, análise dos documentos escolares (atas de conselho escolar e o Projeto Político-Pedagógico), grupos focais com os pais e, por fim, observação de uma reunião de conselho escolar em cada unidade investigada.

Palavras-chave: gestão democrática – gestão escolar -LDB – participação - pais- escola

ABSTRACT

The purpose of this paper is to show the difficulties, obstacles, as well as the possibilities of parental participation in elementary public school. The parental participation analyzed as the perspective of democratic management, defined in the Law of directives and bases of education (Law 9394/96), and also analyzed from the perspective of parents and public schools managers. This research based on the qualitative research was developed in two municipal schools, located in State of São Paulo, the two elementary schools located on the outskirts of the city, but in different regions. The theoretical references were based on research in databases and dissertations about the thematic proposal, besides the bibliographic research, the selected authors talk about the paradigmatic changes, specifically in the field of democratic management. As research procedures were used multiple techniques that served to know the realities and listening to parents and managers through: open interviews with managers, analysis of school documents (school board minutes and the Pedagogical Political-Project), focus groups with parents and, finally, notice of a meeting of the School Board in each reporting unit.

Keywords: democratic management - school management -LDB - participation – parents-schoolrn
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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