UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Joice Eliete Boter Zingarelli
Titulo A REVISTA CRIANÇA FALA AOS PROFESSORES: IMAGENS DE CRIANÇA E A EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
Orientador(a) Alessandra Arce Hai
Data 24/02/2016
Resumo RESUMO

Este trabalho tem como objeto de estudo as publicações da Revista Criança do Professor da Educação Infantil. As edições analisadas compreendem os anos de 1986 a 2002, do número 15 ao número 37. Inicialmente realizamos a observação da materialidade e da organização das publicações, com uma descrição das revistas, evidenciando a diagramação e a organização dos artigos, ou seja, fizemos um mapeamento da publicação. Na sequência realizamos uma análise das capas e dos artigos da revista observando as alterações que ocorreram em cada edição. Também analisamos a relação do professor com a criança no período educacional de 1986 a 2002, para identificar se houve um processo de “mitologização” nas publicações da Revista Criança.

PALAVRAS CHAVE: Educação Infantil, Criança, Infância Educação pré-escolar, Revista Criança.


ABSTRACT

This work has as object of study publications from Kindergarten Teacher Child Magazine. The issues analyzed include the years from 1986 to 2002, the number 15 to number 37. Initially carry out the observation of materiality and the organization of publications, with a description of magazines, showing the layout and organization of the articles, that is, we made a mapping of publication. Following conducted an analysis of magazine covers and articles noting the changes that have occurred in each issue. We also analyze the teacher's relationship with the child in the educational period from 1986 to 2002, to identify whether there was a process of "mythologizing" in the publications of Child Magazine.


KEY WORDS: Early Childhood Education, Child, Childhood Preschool Education, Child Magazine.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara