|
|
Aluno(a) |
Ediléia Pereira Sônego |
Titulo |
O ATO EDUCATIVO NUMA PERSPECTIVA DESCONSTRUCIONISTA: Hospitalidade e experiência no espaço escolar |
Orientador(a) |
Paula Ramos de Oliveira |
Data |
15/02/2016 |
Resumo |
RESUMO
A presente pesquisa surgiu da intenção de estabelecer uma aproximação entre o pensamento do filósofo franco-argelino Jacques Derrida e o ato educativo. A desconstrução derridiana nos possibilita caminhos para analisar o Ato Educativo como um acontecimento, inusitado, impensado, diferindo-se do que comumente se apresenta: uma busca frenética por categorizar, capturar, domesticar os conteúdos e saberes tidos como dogmáticos e que cerceiam as mais diferentes relações que são colocadas na escola. Essa escola desconstruída é aquela capaz de possibilitar a acolhida ao outro e, com ela, a abertura do mundo – o contemporâneo – que é esquecido na conversa entre as gerações e que se coloca como maneira de ultrapassar as medidas que cabiam apenas na esfera jurídica, na individualidade do sujeito, elevando-as ao campo público, uma vez que nos expede uma experiência com a Educação que não se estabeleça no tempo passado ou no tempo futuro, mas que seja capaz de interromper a suposta ordem natural das coisas tida como destino. Concebendo o espaço escolar como território legítimo desse ato que, ao mesmo tempo, como que em um processo antagônico, revela-se num lugar (im)possível para tal acontecimento, o estudo que aqui se coloca, busca compreender as implicações da alteridade e sua suposta acolhida sem condição na escola, sobretudo as que tangem os arrolamentos entre os outros e a herança da qual são herdeiros para a constituição (possível ou não) de uma outra Educação.
Palavras-chave: escola, hospitalidade, alteridade, desconstrução, experiência, ato educativo.
ABSTRACT This research arose from the intention to establish a connection between the thought of the French-Algerian philosopher Jacques Derrida and the educational act. Deconstruction Derrida allows us ways to analyze the Education Act as an event, unusual, thoughtless, differing from the commonly presents: a frantic search by categorizing, capture, tame taken content and knowledge as dogmatic and curtail the most different relationships that are placed in the school. This deconstructed school is one that can make it possible to welcome each other and, with it, the opening of the world - contemporary - that is overlooked in the conversation between the generations and that arises as a way to overcome the measures that could fit only for the individuals, the individuality of the subject, raising them to the public field, since the issues an experience with education that can not be established in the past or in the future tense, but to be able to stop the supposed natural order of things taken as a destination. Conceiving the school as legitimate territory of that act at the same time as that in an adversarial process, proves to be a place (im) possible for such an event, the study posed here, seeks to understand the implications of otherness and its supposedly accepted without condition in school, especially those that concern the relations among others and the heritage of which they are heirs to the constitution (or can not) another Education.
Keywords: school, hospitality, otherness, deconstruction, experience, educational act |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|