UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Franciele Del Vecchio dos Santoss
Titulo TRABALHO DOCENTE EM ESCOLAS ESTADUAIS PAULISTAS: o desafio do professor da categoria O
Orientador(a) Maria José da Silva Fernandes
Data 15/02/2016
Resumo RESUMO

As últimas décadas do século XX e início do século XXI desencadearam profundas mudanças na organização social contemporânea. Com o advento do neoliberalismo, a aceleração do tempo produtivo e a flexibilização do trabalho, novos padrões de consumo e relações sociais surgiram. Neste cenário, a escola brasileira também se reorganizou, sofrendo alterações impulsionadas, a partir dos anos 1990, pela influência dos organismos multilaterais nos governos da América Latina. Diante deste quadro, as políticas educacionais passaram a se orientar essencialmente pelas diretrizes do Banco Mundial, principal instituição relacionada à análise e imposição de medidas à educação latino-americana. A propagação do ideário de viés gerencialista do BM influenciou uma série de reformas educacionais que apresentaram consequências significativas ao trabalho docente no estado de São Paulo. O presente trabalho busca tratar da relação entre essas reformas e a precarização do trabalho docente no que concerne à prática de contratação por tempo determinado na rede pública estadual, atentando-se as condições de trabalho dos professores não efetivos (categoria O) da Rede Estadual Paulista contratados a partir da Lei Complementar N° 1.093/2009, dadas às especificidades e precariedades inerentes a essa forma de contratação. Para tanto, optou-se pela realização de uma pesquisa empírica de natureza qualitativa complementada por levantamento bibliográfico documental. A técnica de coleta de dados adotada foi a entrevista semiestruturada com professores da categoria O representantes de todas as áreas propostas na matriz curricular do Estado de São Paulo.

Palavras – chave: Trabalho docente. Trabalho Flexível. Precarização do trabalho. Contratos por tempo determinado. Categoria O. Política educacional paulista.

ABSTRACT

The last decades of the twentieth century and early twenty-first century triggered profound changes in contemporary social organization. With the advent of neoliberalism, the acceleration of productive time and flexible working, new consumption patterns and social relations emerged. In this scenario, the Brazilian school also rearrange, suffering driven change, since the 1990s, the influence of multilateral organizations in the Latin American governments. Given this situation, educational policies began to be guided primarily by the World Bank guidelines, main institution related to the analysis and enforcement measures to Latin American education. The spread of ideas of managerial bias BM influenced a series of educational reforms which had significant consequences for the teaching profession in the state of São Paulo. This paper seeks to address the relationship between these reforms and the precariousness of teaching with regard to fixed-term hiring practice in public schools, keeping in mind the working conditions of ineffective teachers (category) of the Paulista State Network hired from the Supplementary Law No. 1,093 / 2009, given the specific characteristics inherent to this form of hiring peculiarities. To this end, it was decided to carry out an empirical research of qualitative nature complemented by documentary literature. The adopted data collection technique was the semi-structured interviews with Grade Teachers The representatives of all the proposed areas in the curriculum of the State of São Paulo.

Keywords: Teaching work. flexible working . Precarious work. Fixed-term contracts. Category O. São Paulo Educacional Policy.rn
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara