UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Patricia da Silva Pereira
Titulo O inconsciente na produção científica sobre Aids e educação escolar
Orientador(a)
Data 13/02/2006
Resumo PEREIRA, Patrícia da Silva. O INCONSCIENTE NA PRODUÇÃO CIENTIFICA SOBRE AIDS E EDUCAÇÃO ESCOLAR. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós-graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Araraquara, Araraquara-SP, 2006.

Ao longo dos anos, diversas medidas preventivas foram utilizadas para conter a expansão da epidemia de Aids, dentre estas a orientação sexual nas escolas. Atualmente, a escola está incumbida de instruir e informar crianças, jovens e adultos sobre o HIV/Aids. Dado o desafio que o combate à doença representa ao sistema educacional, pesquisadores do Brasil inteiro vêm empenhando esforços para estudar o processo preventivo. Neste sentido, objetivamos investigar em que medida o inconsciente é abordado na produção científica das universidades públicas do Estado de São Paulo (UNESP, USP, UNICAMP e Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto) e das PUCs referente a prevenção à Aids, baseando-nos nas contribuições de Freud, Ferenczi, Winnicott, entre outros, para uma compreensão ampliada da sexualidade e de aspectos psíquicos envolvidos na aprendizagem. Selecionamos 30 dissertações e teses, em que predominam trabalhos que apresentam a transmissão de informações sobre a prevenção ao HIV e a compreensão dos adolescentes sobre essas mesmas informações. Nossa pesquisa aponta para um número reduzido de trabalhos, apenas 7, em que a abordagem do inconsciente é contemplada e, apenas 2 utilizam o referencial psicanalítico. É possível constatar que os aspectos inconscientes têm sido pouco considerados nas atividades de orientação sexual escolar. Os trabalhos analisados procuram abordar a qualidade do conhecimento que se tem sobre Aids e a sexualidade e pouco sobre o funcionamento psíquico necessário para aquisição desses conhecimentos. Em alguns trabalhos, a Psicanálise foi utilizada como suporte para a compreensão do desenvolvimento psicossexual e pouco explorada para analisar os resultados obtidos na pesquisa.


Palavras-chave: Inconsciente. Psicanálise. Educação. Aids. Prevenção. Orientação sexual. Dissertações e teses.

ABSTRACT


PEREIRA, Patrícia da Silva. The unconscious in the scientific production about AIDS and scholar education. 2006. Master Thesis. Programa de Pós-graduação em Educação Escolar, Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Campus de Araraquara-SP, 2006.


The sexual orientation in the schools is one of the ways that have been used in order to control the expansion of the AIDS epidemic. Currently, the school is in charge of instructing and informing children, young and adults on the HIV/Aids. Controlling the disease represents a challenge for the education system, this is one of the reasons why researchers of all over the country have been pledging efforts to study the proceedings for the preventive process. In this direction, we have as aim to investigate in which ways the unconscious is studied in the scientific production of the public universities of São Paulo state (UNESP, USP, UNICAMP and Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto) and PUCs (Campinas e São Paulo). We selected 30 thesis that refer to the AIDS prevention, based on the contributions of Freud, Ferenczi, Winnicott, among others for an extended understanding of the sexuality and the involved psychic aspects in the learning process. We chose the thesis in which predominate the transmission of information on the prevention to the HIV and the understanding of the adolescents on the same information. Our research points a reduced number of studies – only 7 - that mention the unconscious and 2 only use the psychoanalysis as theoretical reference. It is possible to evidence that little has been considered on the unconscious aspects concerning to the school sexual orientation. The analyzed theses present more preoccupation about the knowledge on AIDS and on sexuality than on the necessary psychic functioning for the acquisition of this knowledge. In some of them, the Psychoanalysis was used as a support for the understanding of the sexuality development and little was explored to analyze the results gotten in the research.

Key-words: Unconscious, Psychoanalysis, Education, Aids, Prevention, Sexual orientation. Thesis.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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