UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Gizeli Beatriz Camilo Volpin
Titulo O SIGNIFICADO E O SENTIDO DO PLANEJAMENTO NO TRABALHO DO PROFESSOR: uma análise crítica a partir da Perspectiva Histórico Cultural
Orientador(a) Francisco José Carvalho Mazzeu
Data 05/02/2016
Resumo RESUMO

A ação de planejar o ensino constitui-se de parte fundamental no trabalho do professor. É uma ação que requer tempo e disponibilidade do profissional, visto que é neste momento que o professor define a sua metodologia de trabalho, escolhe os conteúdos, visualiza as condições e os meios adequados para a realização da sua atividade. Deste modo, compreendendo a importância dessa prática, este estudo tem por objetivo apresentar e discutir o processo de planejamento na alfabetização no intuito de mostrar alguns dos seus problemas e identificar suas raízes a partir da abordagem Histórico-Cultural. A coleta de dados apoia-se em questionário, diário de pesquisa e grupo de discussão formado por professoras do primeiro ano do ensino fundamental, a qual foi realizada em uma cidade de pequeno porte do interior de São Paulo. O processo de análise baseia-se nos conceitos da categoria trabalho, atividade, sentido e significado e, portanto considera que a alienação do trabalho e suas implicações no trabalho do professor, bem como as relações sociais de produção, interferem na ação de planejar dificultando uma prática significativa e consequentemente transformadora. Assim, espera-se que o trabalho acadêmico contribua para uma nova perspectiva, no que se refere ao processo de planejamento do ensino na tentativa de recuperar esse momento no trabalho do professor, de modo que o sentido da sua realização seja condizente com o significado da atividade de ensinar.

Palavras-Chave: Trabalho do Professor. Planejamento do Ensino. Sentido e Significado.

ABSTRACT

The action of planning the teaching is a fundamental part in the teacher’s job. It is an action that demands time and availability of the professional, since it is at this moment that the teacher defines his/her work methodology, chooses the contents, visualizes the adequate conditions and means to perform, his/her activity. Thus, understanding the importance of this practice, the aim of this study is to present and discuss the process of planning in the literacy in order to show some of its problems and identify its roots from the Historic – Cultural approach. The data collection is made of a questionnaire, a research diary and a discussion group formed by first year teachers of elementary school, which was performed in an inner small city of São Paulo state. The analysis process is based on the category concepts work, activity, sense and meaning and, therefore considers that the alienation of the work and its implications in the teacher’s job, as well as the social relations of production, interfere in the action of planning making it difficult to have a meaningful practice and consequently transformative. Thus, it is hoped that the academic work contributes to a new perspective, regarding the planning process of teaching trying to recover this moment in the teacher’s job, so that the sense by which it is performed is befitting with the meaning of the teaching activity.

Key words: Teacher’s job; Teaching Planning; Sense and Meaning.rn
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
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