UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Debora Teresa Palma
Titulo ESCOLAS DO CAMPO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO EM SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL
Orientador(a) Profa. Dra. Relma Urel Carbone Carneiro - Co-orientadora
Data 11/02/2016
Resumo RESUMO

A educação inclusiva que vem ocorrendo por meio do programa federal denominado Sala de Recursos Multifuncional está sendo discutida em diversas pesquisas, no entanto, são poucos os trabalhos que tratam do público alvo da Educação Especial que vive no campo. Tendo isso em conta, esta pesquisa teve como objetivo analisar o Atendimento Educacional Especializado (AEE) desenvolvido em escolas do campo. A pesquisa seguiu uma abordagem quanti qualitativa e teve como procedimento metodológico o Estudo de Caso, para construção dos dados utilizou-se questionários, observação, registro fotográfico e análise dos documentos escolares. Foi realizada em 3 escolas do campo localizadas em um município do interior de São Paulo e os participantes foram 31 professores de ensino regular, 17 responsáveis pelos alunos atendidos pelo serviço de AEE e a pesquisadora, tendo em vista que é a Professora de Educação Especial atuante na Sala de Recursos Multifuncional das escolas selecionadas. Os resultados das observações revelaram que apenas uma escola possui espaço adequado para funcionamento da Sala de Recursos Multifuncional, o tipo de deficiência encontrado nas 3 escolas é a intelectual e a organização de uma Professora de Educação Especial para atender as 3 unidades é insuficiente, além disso foi identificado que este alunos participam do AEE no mesmo turno escolar, devido às dificuldades do transporte, divergindo da proposta estabelecida na legislação. Espera-se que este estudo possa subsidiar o debate para construção de políticas públicas que considerem as particularidades das pessoas com deficiência que vivem e estudam no campo.

PALAVRAS-CHAVES: AEE; educação do campo; educação inclusiva; educação especial; escola do campo; Sala de Recursos Multifuncional.


ABSTRACT

The inclusive education that has been happening by means of the Federal Program Multifunctional Resources Classroom has been discussed in several researches, however, there are few papers that treat the target public of Special Education that live in the country. Because of this, the aim of this research was to analyze the Specialized Education Attendance (SEA) developed in the country schools. The research followed a quanti-qualitative approach and had as a methodological procedure the Case Study. For data obtaining, questionnaires were used as well as observation, photographic register and analysis of school documents. The research was performed in three country schools located in an inner city of São Paulo state with thirty-one teachers of regular teaching. From these, seventeen were responsible by the students met by the SEA service, and the researcher, given that the Special Education Teacher is active in the Multifunctional Resources Classroom of the selected schools.The results of the observation revealed that only one school has adequate space for the functioning of the Multifunctional Resources Classroom. The kind of deficiency found in all three schools is the intelectual, and the organization of one Special Education teacher to attend the three units is not enough. In addition, it was identified that these students take part of the SEA in the same school shift due to the transportation difficulty, diverging of the proposal established in legislation. It is hoped that this study can subsidize the debate for the construction of public politics that consider the particularities of the disabled people who live and study in the country.

Keywords: SEA; country education; educational inclusion; special education; country schools; Multifunctional Resources Classroomrn
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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