UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Helga Caroline Peres
Titulo ENTRE CHOQUES, CORTES E FISSURAS – A (SEMI)FORMAÇÃO ESTÉTICA: uma análise crítica da apropriação de filmes na educação escolar
Orientador(a) Ari Fernando Maia
Data 22/01/2016
Resumo RESUMO

Esta pesquisa intenta problematizar a reprodução de filmes no âmbito da educação escolar, sendo seu objetivo central compreender a forma com que professores que atuam no Ensino Fundamental I percebem e organizam essa possibilidade. Defendemos a hipótese de que a reprodução dos filmes, na educação escolar, através de sua didática intrínseca que se diferencia da didática escolar moderna – que lhe atribui caráter de objeto –, pode vir a dar vistas a um processo de reeducação de nossos sentidos já formatados pelo presente cenário que se caracteriza pela intensificação dos mecanismos da indústria cultural, identificados por Max Horkheimer e Theodor W. Adorno na década de 1940, marcado atualmente pela produção exacerbada não só de imagens fílmicas, mas de toda sorte de conteúdos e extensões audiovisuais. Com base em tais considerações, buscamos responder a seguinte questão: a forma com que os professores supracitados se apropriam dos filmes em suas práticas docentes dá visibilidade para que a reeducação dos sentidos se torne efetiva no âmbito da educação escolar, em detrimento de sua mera instrumentalização enquanto recurso didático? Para encontrarmos as respostas para essa pergunta central, optamos por uma metodologia fundamentada em nosso referencial teórico-metodológico – a primazia dialética do objeto, que implica que o tomemos sob a perspectiva da imanência. Através de entrevistas semi-estruturadas realizadas com quatorze professores do Ensino Fundamental I, buscamos compreender os parâmetros através dos quais o filme é inserido no âmbito escolar. A partir destas aproximações, encontramos alguns desdobramentos que apontam para a urgência de que a formação docente abrace uma perspectiva teórico-crítica que se direcione para reflexões e intervenções que tenham em vista o rompimento com os padrões estéticos hegemônicos.

Palavras-chave: cinema e educação; didática fílmica; indústria cultural; formação estética; reeducação dos sentidos.


ABSTRACT

This research attempts to problematize movie reproduction within the school education, it is its mean objective to understand the way teachers working in Elementary School perceive and organize this possibility. Considering this issue, we defend the hypothesis that reproduction, through its intrinsic didactic, can potentially provide views of our senses reeducation process already formatted by this scenario that is characterized by intensification of the cultural industry mechanisms, identified by Max Horkheimer and Theodor W. Adorno in the 1940s, currently marked by heightened production not only of filmic images, but of all sorts of audiovisual content and extensions. Based on these considerations, we seek to answer the question: the way the aforementioned teachers take ownership of the films in their teaching practices gives visibility to the re-education of senses becomes effective in the context of school education, rather than its mere exploitation as a teaching resource? To find the answers for this central question, we chose a methodology on or theoretical and methodological framework – namely, the dialectical primacy of the object, which implies that we take our research subject from the perspective of immanence. Through semi-structured interviews with fourteen teachers of the Elementary School, we try to understand the parameters by which the film is inserted in the school. From this approaches, we found some developments that point to the urgent need for teacher training – more specifically, the Pedagogo’s formation – hug a theoretical and critical perspective that is directed to reflection and interventions aiming at the break whit the hegemonic aesthetic standards.

Key-works: Movie and education; filmic didactic; cultural industry; aesthetic formation; re-education of senses.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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