UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Maria Fernanda de Arruda Campos
Titulo CONCEPÇÃO DA SEXUALIDADE DE ESTUDANTES SURDOS USUÁRIOS DE LIBRAS EM UMA ESCOLA POLO.
Orientador(a) Profa. Dra. Célia Regina Rossi
Data 14/12/2015
Resumo rnRESUMOrnrnrnA presente pesquisa tem por objetivo investigar a construção da sexualidade de alunos surdos de uma escola estadual polo em uma cidade de médio porte, localizado no interior do Estado de São Paulo. A abordagem metodológica utilizada nesta pesquisa foi qualitativa, por meio de observação, rodas de conversa e entrevistas semiestruturadas. Todas as rodas de conversa foram gravadas e transcritas. Os Surdos integram uma minoria linguística, portanto, é comum que eles não se sintam pertencentes ao grupo ouvinte dentro e fora da escola, uma vez que para o pertencimento ocorrer, a comunicação é um dos fatores essenciais. Neste aspecto, na escola, o Surdo, não recebe as informações necessárias para o seu pleno desenvolvimento, por usar a Libras e a maioria dos alunos não conhecem tal língua, o que dificulta em muito, seu aprendizado. A carência do conhecimento de Libras pelas pessoas ouvintes que o cercam e a pouca difusão desta língua, acaba acarretando uma visão destorcida de vários conhecimentos, inclusive os que tangem a construção da sexualidade. Sendo assim, esta pesquisa acompanhou e investigou as informações e formações que o Surdo traz pelas suas experiências na escola polo, acerca da Educação para a Sexualidade a fim de identificar os maiores entraves e desafios da educação destes. rnrnPalavras-chaves: Educação em sexualidade; Libras; Surdos.rnAbstractrnrnThe present research aims to investigate the construction of sexuality of deaf students in a State school for the deaf. It´s a polo school abstracting a medium-sized town, located in the interior of the State of São Paulo in Brazil. The methodological approach used in this research was qualitative, through observation, wheels of conversation and semi structured interviews. All wheels of conversation were recorded and transcribed. All wheels of conversation were recorded and transcribed. Deaf people integrate a linguistic minority, therefore, it is common that they don't feel belonging to the listener group inside and outside the school, once belonging to occur, communication is one of the essential factors. In this aspect, in school, the Deaf, does not receive the information necessary for their full development, for using Libras and most of the students do not know such a language, which makes in a lot, their learning. The lack of knowledge of Libras for those listeners who surround him and the little dissemination of this language, ends up leading to a distorted vision of multiple connections, including those that encompass the construction of sexuality. Thus, this research has followed and investigated the information and training that brings deaf by their experiences at school polo, about Education in sexuality in order to identify the obstacles and challenges of education of these.rn rnKeywords: Education in sexuality; Libras; Deaf.rnrn
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara