UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Gabriela de Sá Leite Chakur
Titulo Violência e Escola: marcas discursivas de um programa educacional – O Programa Escola da Família
Orientador(a)
Data 15/02/2006
Resumo CHAKUR, G. S. L. Violência e escola: marcas discursivas de um programa educacional – o Programa Escola da Família. Dissertação de Mestrado. Araraquara, 2006.


A violência nas escolas tem ocupado frequentemente um espaço na mídia, seja ela manifesta contra o prédio escolar, observada na relação professor – aluno ou entre os próprios alunos. Essa situação tem chamado a atenção de políticas públicas e/ou programas educacionais preocupados em lidar com o problema. A presente pesquisa volta-se para o estudo das marcas discursivas de um determinado programa da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, o Programa Escola da Família, cuja atuação baseia-se em ações sócio-educativas que visam, entre outros objetivos, minimizar a violência. O interesse da pesquisa incide na investigação da concepção de educação que norteia o Programa e suas ações para lidar com a problemática da violência nas escolas. A Psicanálise foi escolhida como referencial teórico-metodológico para orientar a discussão do trabalho por trazer uma concepção de educação que considera o psiquismo na constituição do sujeito, com as noções de inconsciente, pulsão e desejo. A pesquisa caracteriza-se por uma análise documental, fazendo um cotejamento entre a concepção de educação que fundamenta o Programa em questão e a concepção de educação para a Psicanálise. Verificamos que o Programa, por meio das atividades esportivas, artísticas e culturais, apóia-se em uma concepção de educação que compreende o sujeito como racional e pragmático, descartando o sujeito da educação em sua totalidade, na medida em que deixa de lado a subjetividade do aluno, a dinâmica de seu psiquismo.

Palavras-chave: psicanálise; educação; violência; programas educacionais; políticas públicas.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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