UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Claudionor Renato da Silva
Titulo PROPOSTA TEÓRICO-INTERPRETATIVA EM SEXUALIDADE INFANTIL: Contribuição à educação sexual a partir da Grounded Theory
Orientador(a) Profa. Dra. ANA CLAUDIA BORTOLOZZI MAIA
Data 03/12/2015
Resumo RESUMO

A Grounded Theory (GT) é um método indutivo de pesquisa que tem como base, a análise de dados do cotidiano para geração de teoria. A presente tese é uma proposta teórico-interpretativa em sexualidade infantil e sua contribuição à área da educação sexual, numa teorização que sistematiza a produção de conhecimento sobre o tema. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica-documental, conforme a vertente construtivista da GT em Kathy Charmaz. Sob o descritor “sexualidade infantil” foram acessados e codificados artigos, monografias, dissertações e teses indexados no Google Acadêmico, no período de 2004 a 2014, bem como dissertações e teses na fase de saturação dos dados, realizado no Banco de Teses da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Na codificação que permitiu a organização dos fragmentos dos textos indexados originaram-se as Sentenças Categorias Codificadas (SCC). Estas SCC são o primeiro produto resultante da codificação dos fragmentos dos textos. As SCC geraram as Unidades Categorias (UC) que são um segundo produto, seguindo o método da GT, que aglutinam e reagrupam as SCC na busca de um contorno simplificador para a teorização em curso. Estas UC permitiram a sistematização dos primeiros conceitos da teorização que são as Unidades Conceituais Provisórias (UCP), base para os Memorandos que levam a teorização em sexualidade infantil. Esta teorização se fundamenta em três considerações: (1) a sexualidade infantil tem seu referencial na obra freudiana e na psicanálise até a contemporaneidade; (2) o cotidiano escolar evidencia duas situações que se complementam, gerando a necessidade de uma ação tanto no campo da formação inicial de professores em Pedagogia, como na formação continuada nas Redes de Ensino públicas e particulares/privadas; (3) a temática das políticas públicas de proteção à sexualidade infantil, como direito da criança pequena. Na primeira consideração evidencia-se o privilégio de uma abordagem teórica do campo da Psicologia nas explicações que embasam a sexualidade na infância. Na segunda consideração, pode-se dizer que por um lado, as manifestações/expressões da sexualidade na educação infantil e anos iniciais são um fato, uma realidade e, por outro, os docentes assumem a incompletude de sua formação, ao mesmo tempo em que resistem considerar a educação sexual para os infantis. Ressalta-se, ainda, que apesar dos investimentos em cursos, pesquisas e extensão, o tema do cotidiano escolar em sexualidade continua no ciclo das tensões e oscilações entre o que fazer e o que não fazer, com uma ação às vezes muito pontual, localizada e, geralmente, ações que se efetivam apenas enquanto uma pesquisa ou a atividade de extensão tem sua execução programada em curso, após o término do cronograma, tudo volta ao “normal”. Na terceira consideração, de relevante amplitude social, se pensa e se discute possibilidades de efetivação de leis que, de fato, protejam a integridade da criança e lhe possibilite a construção de sua sexualidade com liberdade, emancipação e, portanto, sem a violência de várias formas a que estão expostas, como se destacou nos estudos analisados. Conclui-se que a tese submetida aos critérios avaliativos da GT assume assim que a teorização em sexualidade infantil alcança originalidade, bem como ressonância e utilidade científica no campo da Educação Sexual, no que se refere tanto ao avanço na produção de conhecimento na área quanto para um aporte para cursos de formação de professores (inicial e continuada) em sexualidade infantil, a partir de um olhar da psicanálise inserido nos cursos de Pedagogia.

Palavras-chave: Sexualidade Infantil. Grounded Theory. Educação Sexual. Psicanálise. Teorização.

ABSTRACT
The Grounded Theory (GT) is an inductive research method that is based on the everyday data analysis to generate theory. This thesis is a theoretical and interpretative proposal on child sexuality and its contribution to the area of sex education, a theory which organizes the production of knowledge on the subject. It is a bibliographical and documentary research, as the constructivist aspect of GT Kathy Charmaz. Under the main heading "infantile sexuality" were accessed and coded articles, monographs, dissertations and indexed theses in Google Scholar, from 2004 to 2014, as well as dissertations and theses in the data loading phase, held at the Bank of CAPES Theses (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). The encoding that allowed the organization of the fragments of the indexed texts originated in the Sentences categories Coded (SCC). These SCC is the first product resulting from the coding of the fragments of the texts. The SCC generated Categories Units (UC) that are a second product, following the GT method, which coalesce and regroup the SCC in the search for a simplifying contour to theorizing in progress. These UC enabled the systematization of the first concepts of the theory that it is the Provisional Concept Units (UCP), the Memorandum basis for the theory that lead in children's sexuality. This theory is based on three considerations: (1) child sexuality has its reference in Freud and psychoanalysis to the contemporary; (2) the school routine shows two situations that complement each other, creating the need for action both in the field of initial teacher training in pedagogy, and in continuing education in public and private / private education networks; (3) the issue of public policies for protection of children's sexuality as a right of the small child. The first consideration is evident in the privilege of a theoretical approach to the field of psychology explanations that support sexuality in childhood. The second consideration, it can be said that on the one hand, the demonstrations / sexuality expressions in early childhood education and early years are a fact, a reality, and secondly, the teachers take the incompleteness of their training at the same time resist consider sex education for children. It should be noted also that despite investments in courses, research and extension, the theme of everyday school life in sexuality continues the cycle of tensions and oscillations between what to do and what not to do with a very punctual sometimes action located and generally actions that take place just as a search or the extent of activity has its execution scheduled under way, after the schedule, everything returns to "normal." In the third consideration of relevant social scale, is thought and discusses effective possibilities of laws that, in fact, protect the child's integrity and allows you to build your sexuality with freedom, emancipation and therefore without the violence of various forms to which they are exposed, as highlighted in the studies analyzed. We conclude that the thesis submitted to the evaluative criteria for GT assume so the theory in child sexuality achieves originality and resonance and scientific usefulness in the field of sexual education, with regard to both the increase in the production of knowledge in the area and for a contribution to teacher training (initial and continuing) courses infantile sexuality, from a look inserted psychoanalysis in teaching courses.

Keywords: Child sexuality. Grounded Theory. Sexual education. Psychoanalysis. Theorizing.rn
Tipo Defesa-Doutorado
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