UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Flavia Roberta Velasco Campos
Titulo O TERCEIRO ANO DO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: O QUE DIZEM ALUNOS E PROFESSORES.
Orientador(a) Profa. Dra. MARIA REGINA GUARNIERI - Co-orientadora
Data 31/03/2015
Resumo RESUMO

Este estudo teve como objetivo central caracterizar e analisar o trabalho desenvolvidornno terceiro ano do ensino fundamental de nove anos, na perspectiva de alunos ernprofessores, considerando as orientações oficiais para o ciclo de alfabetização, períodornem que as crianças deverão estar alfabetizadas. As questões norteadoras do trabalho foram: Comornestá se configurando o terceiro ano do ensino fundamental, na perspectiva de alunos ernprofessores, tendo em vista os objetivos a serem efetivados no final do ciclo dernalfabetização, conforme prescrevem os documentos oficiais? Como o professor dernterceiro ano está organizando o seu trabalho? Como as crianças e os professoresrnpercebem e concebem esse período? Afinal, as crianças estão alfabetizadas ao final dornterceiro ano do ciclo de alfabetização? Para tanto, adota-se como fundamentaçãornteórico-metodológica a perspectiva bioecológica de desenvolvimento humano de Urie Bronfrenbrenner (1996). Esta pesquisa se constitui em uma pesquisa de abordagemrnqualitativa. Sendo assim, foram realizadas observações, com registros em diário derncampo, a fim de captar e compreender a realidade investigada; entrevistasrnsemiestruturadas com crianças e professores, como forma de captar as concepções ernpercepções dos mesmos; e uma produção de texto solicitada aos alunos, com o intentornde verificar como os alunos apropriaram os conhecimentos de leitura e escrita.rnParticiparam da pesquisa 20 alunos de duas turmas de terceiro ano do ciclo dernalfabetização, e suas respectivas professoras, em uma determinada escola pública nornmunicípio de Araraquara, no estado de São Paulo, no período de Agosto a Dezembro dern2013. Os resultados foram organizados em duas dimensões: a primeira discorre sobre arnorganização do contexto escolar e dos terceiros anos; e a segunda compreende arnorganização do trabalho pedagógico, revelando as concepções e práticas ali vivenciadas.rnOs resultados indicam alguns significados atribuídos pelos alunos à escola; suasrnpercepções sobre o trabalho desenvolvido pelas professoras, as atividades realizadas nornambiente escolar, mencionando suas dificuldades e habilidades quanto às disciplinas,rnatividades de ensino, leitura e escrita. Quanto às professoras, estas puderam manifestarrnsuas concepções sobre os alunos, sobre o trabalho com classes de terceiro, dificuldadesrnencontradas, expectativas, além das contribuições advindas do Pacto pela Alfabetizaçãornna Idade Certa. Foi possível apreender que a prática pedagógica nessas turmas érnpermeada pela sistematização das capacidades de leitura, escrita e produção de texto,rnevidenciando o enfoque no processo de alfabetização e letramento.

Palavras-chave: Terceiro ano do ensino fundamental; ciclo de alfabetização; ensino fundamental de nove anos; perspectiva bioecológica.

ABSTRACT

The central objective of this study is characterize and analyze the work developed in thernthird year of elementary school to nine years, from the perspective of students andrnteachers and considering the official legislations for the literacy cycle. The main issuesrnof the study were: How is shaping up the third year of elementary school, from thernperspective of students and teachers, mainly to objectives view which be concluded atrnthe end of the literacy cycle, in accordance to official legislations? How the third-gradernteacher is organizing your work? How childrens and teachers receive and conceive inrnthis period? Finally, the childrens are literate at the end of the third year literacy cycle?rnIn the observations, it adopts as theoretical-methodological grounds the bioecologicalrnperspective of Urie Bronfrenbrenner human development (1996). This researchrnconstitutes a qualitative approach. Therefore, observations were performed with recordsrnin field journal, in order to capture and understand the reality investigated. Semistructuredrninterviews with children and teachers was made, in order to capture thernconceptions and perceptions, and a text production applied to children was performed,rnin attend to check how students appropriated the read and write knowledge. 20 studentsrnand their respective teachers participated of this research, provided by two classes ofrnthird year literacy cycle, from a public school in Araraquara, São Paulo State, duringrnAugust to December 2013. The results were organized into two dimensions: the firstrndiscusses about the context organization of the school and the third years, and thernsecond knowledge the pedagogical organization of the work, revealing conceptions andrnpractices experienced. The results indicate some meanings assigned by students atrnschool; their perceptions about the work developed by the teachers, the activities carriedrnout in the school environment, reporting their difficulties and skills in disciplines,rnteaching activities, read and write. The teachers were able to express their ideas aboutrnstudents, about working with third classes, about difficulties, expectations, as well asrnthe contributions provided from Right Age Literacy Pact. It was possible to apprehendrnthat the pedagogical practice in these classes is pervaded by the systematization of thernreading, writing and of and text production capabilities, highlighting the focus onrnliteracy processes.

Keywords: third year of elementary school; literacy cycle; nine-year elementary school; bioecological perspective.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara