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Aluno(a) |
Elaine Cristina Scarlatto |
Titulo |
Propostas ao currículo do Ensino Médio: Formação sociocultural e política sob a ótica da Teoria Crítica de J. Habermas |
Orientador(a) |
Marilda da Silva |
Data |
09/03/2015 |
Resumo |
RESUMO
O objetivo desta tese é analisar as possibilidades de formação sociocultural e política aos estudantes do Ensino Médio, sendo esta formação entendida na perspectiva do pensamento da Teoria Crítica, particularmente do filósofo Jürgen Habermas. Desse modo, partimos do pressuposto que é no Ensino Médio que se pode propiciar a formação sociocultural política aos educandos voltada para valorização e defesa dos ideais democráticos, contanto que haja uma inversão de racionalidades – predominância da racionalidade comunicativa sobre a racionalidade instrumental – mediante a ênfase no ensino/aprendizado da competência comunicativa desde as propostas curriculares. Trata-se de uma pesquisa teórica de natureza qualitativa cujas fontes documentais são: 1) os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM) e as Orientações Complementares (+PCNEM) especialmente das disciplinas da área de Humanidades, seus pressupostos teóricos e propostas para uma nova prática educativa; 2) Novas Diretrizes Curriculares para a Educação Básica referente ao Ensino Médio; Programa Ensino Médio Inovador – PROEMI; 3) Documento da Comissão Nacional para a Reformulação do Ensino Médio (CEENSI) da Câmara dos Deputados no qual encontram-se as orientações para os Seminários Estaduais para Propostas Inovadoras neste nível de ensino; 4) Projetos de lei em tramitação nas instâncias legislativas propostos para reformular o Ensino Médio. Também serão consideradas, as manifestações da sociedade civil, fundações privadas, pesquisadores, especialistas e associações docentes sobre o que se deve fazer no Ensino Médio. Constatamos que as novas propostas ao currículo do Ensino Médio, apesar dos avanços ocorridos em relação ao currículo tradicional, não contribuem ou contribuem insuficientemente para a formação sociocultural política dos estudantes, justamente quando eles mais se ressentem desta formação e que as novas proposições curriculares, caso concretizadas, por carecerem de mais clareza e precisão quanto a seus objetivos formativos, não serão suficientes para superar a racionalidade instrumental ainda predominante nos objetivos de formação do Ensino Médio. Assim, advoga-se a necessidade de um currículo baseado na racionalidade do agir comunicativo, proposta por J. Habermas, tendo em vista contribuir para uma formação que motive os jovens a se interessarem para a compreensão e participação na esfera pública em defesa da democracia em sentido amplo e, simultaneamente, busquem uma formação profissional numa perspectiva emancipatória, tanto individual quanto social.
Palavras-chave: Política Educacional. Legislação Educacional. Formação Sociocultural política. Currículo. Ensino Médio.
ABSTRACT
The aim of this thesis is to analyze the possibilities of the sociocultural formation to high school students, this formation to be understanding by taking an overview of the Critical Theory Thought, particularly from the philosopher Jürgen Habermas. In this way, we begin of the presupposes that is in the high school that it must offer the sociocultural fomation policy to students in order to valorisation and defense of democratic ideals, provided that there is an reversal of racionalities – predominance of communicate racionality over instrumental racionality – by emphasis in teaching/ learning of the comminicate competence from the curriculum proposals. It is an theorical search of the qualitative nature that documental sources are: 1) the National Curricular Parameters for high school (PCNEM) and the Additional Guidance (+PCNEM) specially from education disciplines by area of Scientific Humanities, yours terorical presupposes and purposes to a new educational pratice.; 2) New Curriculum Guidelines for the basic education, high school, Innovative high school program – PROEMI; 3) The papers of National Commission for the high school reformulation (CEENSI) from the Chamber of Deputies, where is many orientations to Innovative proposals for this staff of the education; 4) There is various bills proposed in legislatives bodies to reformulate the high scholl. Also we used the demonstrations of the civil society, private foundation, researchers, expertises and teachers’ associations about we need to do to improve the high school education, despite advances related to tradional curriculum, it do not contribute or contribute insufficiently for the students’policy sociocultural formation, justly when they resent this formation and that new curriculum proposals, case consolidated, by them need more clarity and accuracy like they formation aims, is not enough to overcome the instrumental racionality still predominate in the high school formation aims. Thus, advocates the need for a curriculum based in racionality of the communication, proposed by J. Habermas, have in mind, contribute to the training that motivate students to interest a undestanded and paticipated in public sphere in defending democracy in a broad sense and, at the same time, they looking for a professional formation to an emancipating perspective both individual and colletive.
Keywords: Educational Policy. Educational Legislation. Policy’s Sociocultural formation. Curriculum. High School. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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