|
|
Aluno(a) |
Francisleth Pereira Battisti |
Titulo |
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE GÊNERO PELA LINGUAGEM DE MODA EM UM GRUPO DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL II |
Orientador(a) |
Celia Regina Rossi |
Data |
10/02/2015 |
Resumo |
RESUMO
Esta pesquisa apresenta as Representações Sociais de Gênero de estudantes do Ensino Fundamental II pelo viés da Moda. Essa análise infere que o ato de vestir produz representações que influenciam as relações sociais escolares entre alunos e alunas. Essa proposta centra-se em um estudo de cunho qualitativo, dentro de uma Escola Estadual de Ensino Fundamental II do interior paulista, com intuito de identificar as concepções das estudantes acerca da sexualidade e de gênero pelo viés da moda e averiguar se elas trazem em seu modo de vestir o tema da sexualidade e gênero, de modo intencional ou não. Para a realização desta pesquisa utilizamos um grupo focal, objetivando colher percepções, valores, atitudes e ideias das adolescentes a respeito das questões de gênero. Utilizamos a Teoria das Representações Sociais e Gênero como categoria de análise. Pretendemos contribuir com a compreensão da relação sexualidade/moda/educação escolar, além da produção de conhecimento interdisciplinar.
Palavras-chave: Moda; Sexualidade; Gênero; Representações sociais.
ABSTRACT
This research presents the Social Representations of Gender of secondary school students by the perspective of Fashion. This analysis implies that the act of dressing produces representations that influence school social relationships between male and female students. This project focus on a qualitative character study, inside a State Secondary School in São Paulo State, on purpose to identify the conceptions of students about sexuality and gender by the perspective of fashion and to verify if they bring in their way of dressing the subject of sexuality and gender, intentionally or not. For this research we realize a focus group, intending to gather perceptions, values, attitudes and ideas from adolescents about the gender issues. We used the Social Representation Theory and Gender Theory as an analytical category. We intend to contribute with the comprehension of the relationship sexuality / Fashion / school education, in addition to the interdisciplinary knowledge production.
Keywords: Fashion; Sexuality; Gender; Social Representations. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|