UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Bruna Cury de Barros
Titulo Como me tornei professora na Educação Infantil? Aprendizagens e desenvolvimento profissional em contexto de enfrentamentos e superações de dilemas
Orientador(a) Profa. Dra. Maristela Angotti
Data 03/02/2015
Resumo RESUMO

O presente trabalho se refere a pesquisa de abordagem qualitativa que teve como objetivo geral analisar a compreensão das professoras iniciantes sobre o trabalho pedagógico realizado na Educação Infantil, bem como analisar o processo de aprendizagem, desenvolvimento profissional e construção da profissionalidade neste período de iniciação à carreira docente. Para o desenvolvimento da pesquisa participaram enquanto sujeitos cinco professoras iniciantes egressas do curso de Pedagogia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP/RP) no ano de 2009. A coleta dos dados aconteceu por meio da realização de entrevistas individuais, sendo todas audiogravadas para posterior transcrição e análise. Por meio do embasamento teórico com autores da área de formação de professores e da Educação Infantil, como Angotti (1998; 2007; 2010), Novoa (1992; 1999; 2007), Guarnieri (1996), Lima (2004; 2006), Oliveira-Formosinho (2011), André (2014), dentre outros, foi possível uma reflexão e análise quanto aos aspectos constituintes do fazer docente na Educação Infantil, aprendizagem e desenvolvimento profissional. Os depoimentos das cinco professoras demonstram que a fase de iniciação na docência é um momento de extrema importância para a constituição do ser professor, descobrimento sobre o fazer docente, rico em aprendizagens profissionais, dilemas, desafios e superações. Os resultados das análises dos dados apontam também para a importância da formação contínua do professor, para a influência do auxílio institucional na inserção da carreira e aprendizagem profissional, e para os aspectos relativos ao sentimento do choque da realidade e descoberta da profissão.

Palavras-chave: Educação Infantil; Formação de professores; Professoras iniciantes; Aprendizagem e Desenvolvimento profissional; Profissionalidade; Dilemas.


ABSTRACT
This paper refers to qualitative research that aimed to examine the understanding of novice teachers on the educational work in Childhood Education, as well as analyze the process of learning, professional development and construction of professionality in the early teaching career. For the development of research participation of five novice teachers formed in Pedagogy of the Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (USP / RP) in 2009. Data collection occurred by conducting individual interviews, all of audio recorded, transcribed and later analyzed. Through the theoretical foundation with authors of the area teacher education and Childhood Education, as Angotti (1998; 2007; 2010), Nóvoa (1992; 1999; 2007), Guarnieri (1996), Lima (2004; 2006), Oliveira-Formosinho (2011), André (2014), among others, we analyzed questions about the teacher’s work in the Childhood Education, learning and professional development. The interview of the five teachers demonstrate that the initiation phase in teaching is a moment of extreme importance for the constitution of the teacher, for the discovery about teacher's work, for professional learnings, as well as full of dilemmas, challenges and overruns. The results of the data analyzes also point to the importance of continuing education of teachers, for the influence early career institutional support in the professional learning, and those aspects of the feeling of reality shock and discovery of the profession.

Keys words: Childhood education; Teacher education; Novice teachers; Learning and professional development; Professionality; Dilemmas
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
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