UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Bruno Moreti Testi
Titulo ESTUDO AVALIATIVO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA UNESP.
Orientador(a) Profa. Dra. Sonia Maria Duarte Grego
Data 22/01/2015
Resumo RESUMO

Nesta pesquisa é apresentado uma avaliação do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) realizado no curso de licenciatura noturno de química do Instituto de Química (IQ) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), campus de Araraquara. A motivação para realização desse trabalho ocorreu pela importância cada vez maior destinada ao PIBID, pelo governo federal, enquanto programa de formação de professores e valorização da prática docente em âmbito nacional. O programa surge no cenário político educacional em 2007 no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), e atualmente é coordenado e avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Com base nas pesquisas realizadas sobre o PIBID, verificou-se a ausência de desenvolvimento de avaliações qualitativas aprofundadas sobre o programa, seja pelo seu pouco tempo de vigência, seja pelos objetivos e modelos de avaliações diferentes realizado pela CAPES. Diante disso, optou-se por desenvolver nesta pesquisa uma avaliação de programas, ou avaliação responsiva, baseada no modelo avaliativo criado por Robert Stake com o objetivo de avaliar os impactos do programa na formação inicial de professores e na valorização da profissão docente. Por caracterizar-se como uma pesquisa qualitativa, as ferramentas utilizadas para a construção dos dados foram: observações das reuniões realizadas pelo grupo do PIBID; questionários semiabertos aplicados aos doze alunos bolsistas do programa; e, por fim, entrevistas semiestruturadas realizadas com a coordenadora do programa, as duas professoras-supervisoras e com os licenciandos integrantes do programa. Dentre os resultados apresentados nesta pesquisa, se destaca a potencialidade do PIBID em promover a aproximação universidade-escola e a formação contextualizada do futuro professor, em contato com problemas reais, possibilitando o debate em grupo e a realização da reflexão sobre a ação.

Palavras – chave: PIBID; Avaliação de programas; Políticas educacionais

ABSTRACT

In this research we presente a evaluation on the Institutional Program Initiation to Teaching Scholarship (PIBID) made in the course of nighttime chemistry degree from the Institute Of Chemistry (IQ), Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Araraquara campus. The motivation for this work occurred by increasing the amount allocated for PIBID, by the federal government, while teacher training program and enhancement of teaching practice nationwide. The program follows the national scene at the 2007 by the Development Plan of Education (PDE), and is currently coordinated and evaluated by the Coordination for Improvement of Higher Education in Personnel (CAPES). Based on research on the PIBID, we found the lack of development of qualitative in-depth evaluations of the program, either by their short time duration, whether the goals and models of different reviews conducted by CAPES. Therefore, we chose to develop this research an evaluation of programs, or responsive evaluation, based on evaluation model created by Robert Stake in order to assess the impacts of the program in teacher education and appreciation of the teaching profession. Why be characterized as a qualitative research, the tools used to build the data: observations of the meetings held by the group PIBID; semi-open questionnaires at twelve scholarship students of the program; and, finally, semi-structured interviews with the coordinator of the program, the two teachers-supervisors and undergraduates with members of the program. Among the results presented in this research highlights the potential of the approach PIBID to promote university-school and contextualized formation of future teachers in contact whit real problems, enabling the group discussion and the realization of reflection on action.

Keywords: PIBID; Evaluation of program; Education politics
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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