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Aluno(a) |
Jefferson Mercadante |
Titulo |
A PSICANÁLISE ENTRE A HIGIENE MENTAL E A ESCOLA NOVA NA OBRA DE ARTHUR RAMOS: Contribuições à História da Educação no Brasil. |
Orientador(a) |
Prof. Dr. Ari Fernando Maia |
Data |
27/01/2015 |
Resumo |
RESUMO
O presente trabalho é um estudo teórico, bibliográfico e de análise crítica da produção de
cunho psicanalítico de Arthur Ramos dedicada à área da Educação Escolar, bem como
sobre suas relações com os movimentos de Higiene Mental e da Escola Nova. Utilizou-se
a teoria crítica como principal abordagem teórico-metodológica, representada aqui pelo
filósofo alemão Theodor Wiesengrund Adorno. Para tanto, consideramos a dimensão
social, cultural e econômica da sociedade como fundamental para a análise do discurso
de Ramos. Em um primeiro momento realizou-se uma revisão crítica da literatura sobre o
higienismo e o escolanovismo no Brasil com vistas à definição de conceitos pertinentes às
relações entre esses dois movimentos. Segundamente, buscou-se compreender como se
deu a difusão e implantação da teoria psicanalítica em suas relações com a Educação
Escolar na era freudiana e pós-freudiana. Por fim, analisou-se criticamente a produção de
Arthur Ramos e sua atuação no Serviço de Ortofrenia e Higiene Mental do Rio de Janeiro
na década de 1930 para situar seu lugar na relação entre os conceitos de Higiene Mental,
Escola Nova e Psicanálise, mascarando as relações políticas e sociais da modernidade
capitalista. Para fins deste trabalho foram analisadas duas obras do autor: Educação e
Psychanalyse (1934) e A Criança Problema (1939/1949). Ao analisar-se a obra do médico
higienista Arthur Ramos, pretendeu-se apontar as convergências entre o movimento de
Higiene Mental e a Escola Nova a partir da apropriação do saber psicanalítico, que
permitiu ao autor sustentar os ideais de profilaxia das doenças mentais no âmbito escolar,
contribuindo para a organização da sociedade burguesa e seu progresso. Apresentamos
os elementos de barbárie no caminho para a formação social, tanto quanto aqueles
favoráveis à civilização, apontando a necessidade de lançarmos luz sobre as ideologias
subjacentes a tais concepções de tal modo que possamos compreender suas relações
com a realidade histórico-social tendo algo a esclarecer no debate acerca das teorias
pedagógicas.
Palavras-chave: Arthur Ramos. Escola Nova. Higiene Mental. História da Educação.
História da Psicologia. Psicanálise.
ABSTRACT
The present work is a theoretical, bibliographic and critical analysis on the
psychoanalytical production of Arthur Ramos in the scope of Primary Education, as well as
of its relations with Mental Hygiene and the New School movements. We utilized critical
theory as our main approach method, represented by the philosopher Theodor
Wiesengrund Adorno. To do so, we considered the social, cultural and economic
dimension of society as fundamental for Ramos speech. In a first moment a critical review
of the literature about hygienist and the New School in Brazil was made, with particular
attention to the definition concepts related in its relations. Secondly, we intended to
understand how the diffusion and implantations of psychoanalytical theory in relation with
the Primary Education in the Freudian and post-Freudian eras. Finally, we critically
analyzed Arthur Ramos production and career in the Serviço de Ortogenia e Higiene
Mental of Rio de Janeiro in the decade of 1930 to comprehend his place among the
concepts of Mental Hygiene, New School and Psychoanalysis, shadowing political and
social relations of the capitalist modernity. To do so, the following books of Ramos were
studied: Educação e Psychanalyse (1934) and A Criança Problema (1939/1949). While
analyzing the works of Arthur Ramos, we intend to point out the convergences between
the Mental Hygiene movement and the New School, in views of the appropriation of
psychoanalytical knowledge, which then allowed the author to sustain mental illnesses
prophylactic ideals in school contributing thus to the organization of bourgeoisie society
and its progress. We present the elements of barbarism in the path to social formation, as
well as those that are favorable to civilization, pointing out the necessity of under covering
the subjacent ideologies in such concepts in a way that we might comprehend its relations
with the social-historical reality having, therefor, enlightenings amongst the debate on
pedagogical theories.
Key-words: Arthur Ramos. The New School. Mental Hygiene. History of Education.
History of Psychology. Psychoanalysis. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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