UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Diogo Alfonso Garcia
Titulo A Educação Moral em Piaget: O Conceito de Cooperação a partir de uma Leitura Crítica.
Orientador(a) Prof. Dr. Ari Fernando Maia
Data 30/01/2015
Resumo RESUMO

Esta pesquisa apresenta como eixo central a análise crítica do conceito de cooperação a partir do livro “O Juízo Moral na Criança” de Jean Piaget, apresentando as possibilidades educativas e as ambiguidades do conceito de juízo moral. A partir das elaborações teóricas deste conceito em Piaget, outros autores pensaram e propuseram aplicações práticas para a educação moral. Verificamos que essas propostas incorporam ao campo da educação moral a racionalidade instrumental e, dessa forma, acabam por produzir técnicas de moralização conservadora, recusando algumas possibilidades críticas que porventura houvessem no conceito piagetiano de juízo moral. Foi utilizado como referencial teórico a Teoria Crítica da Sociedade, para fundamentar a crítica à educação moral realizada por meio de dilemas. Para Piaget, a moral estaria vinculada às regras, a pessoa moral seria aquela que cumpre as regras da sociedade, formais como as legislações ou informais, como acordos entre indivíduos, na família, escola, etc. O trabalho faz uma analise critica dos desdobramentos na educação com base neste conceito de cooperação em Piaget, e de Kohlberg, passando por técnicas de educação moral e sua aplicação numa educação moral com o uso de exercícios de dilemas morais para crianças; entre as críticas verificamos que ocorre uma instrumentalização da educação moral proposta por Kohlberg. Como eixo dessa análise crítica analisamos a relação entre a moralidade e o respeito à lei como uma relação essencialmente contraditória, já que Piaget, diferentemente do que aponta Freud, por exemplo, supõe que possa existir uma relação harmoniosa entre o individuo e as regras. O procedimento referente aos artigos utilizados foi a realização de uma revisão desses artigos científicos selecionando pesquisas consideradas relevantes acerca da temática em pauta. A proposição teórica dos autores da Escola de Frankfurt é a de tornar o sujeito consciente das contradições da moralidade, assim como também torna-lo consciente das formas que as contradições se expressam em sua subjetividade. Concluímos que algumas destas apropriações do conceito de cooperação de Piaget acabaram levando a interpretações da moralidade de uma forma abstrata e idealista. Constatamos por exemplo que, nesse entendimento abstrato, não foram consideradas as contradições e somente a forma foi valorizada em detrimento do conteúdo. Fazendo a análise da moralidade de forma abstrata acaba-se por excluir, ideologicamente, uma outra perspectiva que identifica as contradições da lei. Essa outra proposta, derivada da Teoria Critica, assume que as contradições devem ser reveladas, assim como o conteúdo da ordem social, e disto resultaria uma proposta de educação moral amplamente diversa da piagetiana.

Palavras-Chave: Piaget; Teoria Crítica; Juízo Moral; Cooperação; Dilemas


ABSTRACT

This research has centered on the critical analysis of the concept of cooperation from the book "The Moral Judgment in Children" by Jean Piaget, presenting the educational possibilities and ambiguities of the concept of moral judgment. From the theoretical elaborations of this concept in Piaget, others have thought and proposed practical applications for moral education. We found that these proposals incorporate the field of moral education the “instrumental rationality” and thus end up producing conservative moralizing techniques, refusing some critical possibilities that perhaps had the Piagetian concept of moral judgment. Was used as a theoretical framework Critical Theory of Society, to support the criticism of moral education conducted through dilemas. For Piaget, morality would be linked to the rules, moral person would be one that complies with the rules of society, formal and informal laws or as agreements between individuals, family, school, etc. The research makes a critical analysis of developments in education based on this concept of cooperation in Piaget and Kohlberg, through moral education techniques and their application in a moral education with the use of moral dilemmas exercises for children; among the critical we find that there is an instrumentalization of moral education proposed by Kohlberg. As axis of this critical analysis we analyze the relationship between morality and respect for the law as an essentially contradictory relationship, since Piaget, unlike Freud, for example, assumes that there can be a harmonious relationship between the individual and the rules. The procedure regarding the articles used was conducting a review of these papers selecting relevant research on the issue in question. The theoretical proposition of the authors of the Frankfurt School is to make the subject aware of the contradictions of morality, and also makes you aware of the ways that the contradictions are expressed in their subjectivity. We conclude that some of these appropriations of Piaget's concept of cooperation ultimately led to interpretations of the morality of an abstract and idealistic way. We note for example, that in this abstract understanding were not considered contradictions and only the form was valued over substance. Making the analysis of morality in the abstract you end up deleting, ideologically, another perspective that identifies the contradictions of the law. This other proposal, derived from Critical Theory, assumes that the contradictions should be disclosed, as the contents of the social order, and this would result in a moral education proposal widely different from Piaget.

Keywords: Piaget; Critical Theory; Moral Judgment; Cooperation; Dilemmas
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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