|
|
Aluno(a) |
Daniela Derminio Posterare Santos |
Titulo |
O TUTOR NO ENSINO A DISTÂNCIA: considerações sobre o elemento humano da mediação educativa com tecnologia. |
Orientador(a) |
Prof. Dr. Sebastião de Souza Lemes |
Data |
19/01/2015 |
Resumo |
RESUMO
O ensino a distância, considerado atualmente modalidade de ensino regular, ampliou significativamente a sua presença nos últimos anos. Existem hoje inúmeros cursos e programas nessa modalidade, que visam, entre outros objetivos, democratizar a educação, bem como possibilitá-la em locais geograficamente distantes ou de difícil acesso de Instituições de Ensino, por meio das tecnologias digitais da informação e interação. Essa modalidade de ensino pode ser caracterizada pelo uso das Tecnologias Digitais da Informação e Interação e tem, como foco, o tutor. O presente estudo tem por objetivo principal caracterizar, analisar e compreender a atividade de tutoria em programas de políticas públicas de ensino a distância mediados pela Internet. Surgiu da experiência prática da pesquisadora em dois programas de ensino a distância, onde a função do tutor era descrita de maneira imprecisa e, em certos casos, contraditória. O estudo parte de uma revisão da literatura sobre ensino a distância e tecnologias digitais de informação e interação, mediação educativa e o profissional que atua no ensino a distância, o tutor. A partir dos conceitos obtidos durante o levantamento teórico, construiu-se um questionário com o intuito de levantar a identidade e o perfil de tutoria, as condições e as percepções do tutor que atua nos programas das políticas públicas Universidade Aberta do Brasil e Escola Técnica Aberta do Brasil. Esse instrumento foi enviado pela Internet aos tutores presenciais e virtuais de Universidades e Institutos Federais em diferentes regiões do país. Depois da coleta, tabulação e discussão quantitativa, foram realizadas análises dos conteúdos, com vistas à construção de um perfil manifesto pelo tutor e, a partir disso, uma análise comparativa e crítica com perfil prescrito pelos referenciais teóricos. Os dados mostraram que há incoerências quanto ao perfil prescrito e o perfil manifesto dos tutores em exercício.
Palavras chave: Tutor. Ensino a Distância e Políticas Públicas. Tecnologias Digitais da Informação e Interação. Formação Profissional. Mediação Educativa.
ABSTRACT
Distance learning is currently considered regular education and has significantly expanded in recent years. There are many such courses and programs aimed, among other objectives, at democratize education, as well as enabling it in locations which are geographically distant from Education Institutions or difficult to access, via digital technologies of information and communication. This type of education can be characterized, among other ways, by the use of Information Digital Technologies and Communication and focuses on the tutor. Thus, this study has as main objective to characterize, analyze and understand the tutoring activity in public policy programs of distance learning, using the Internet. This study arose from the practical experience of the researcher in two distance educational programs, in which the function of the mentor was described in an inaccurate and, in some cases, contradictory way. In this context, the study starts from a review of the literature on distance learning and information digital technologies and interaction, educational mediation and the professional who works in distance learning, the tutor. From the concepts obtained during the theoretical survey, a questionnaire was built in order to raise the identity and tutoring profile, the conditions and perceptions of the tutors who operate in the Universidade Aberta do Brasil (Open University of Brazil) and Escola Técnica Aberta do Brasil (Open Tech School of Brazil) public policies programs. The questionnaire was sent online to the on campus and online tutors from Universities and Federal Institutes in different regions of the country. After collection, tabulation and quantitative discussion, the contents were analyzed to build a profile manifest of the tutor and, from this, a comparative analysis and critical profile prescribed by theoretical frameworks. The data showed that there are inconsistencies regarding the prescribed profile and the profile of the tutors manifest in office.
Key - words: Tutor. Distance Education and Public Policy. Information Digital Technologies and Interaction. Vocational Training. Educational mediation. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|