|
|
Aluno(a) |
Claudiceia Ribeiro Ferreira |
Titulo |
Supervisão de ensino: estudo descritivo de atos normativos e discussão de termos de visita/acompanhamento |
Orientador(a) |
Prof. Dr. Sebastião de Souza Lemes |
Data |
14/01/2015 |
Resumo |
RESUMO
Essa dissertação pretende colaborar na construção de uma escola reflexiva, democrática e participativa, com ênfase no profissional da educação paulista denominado Supervisor de Ensino e documento característico de sua atribuição profissional, denominado Termo de Visita/Acompanhamento, em que o Supervisor de Ensino elabora o registro escrito, de suas atividades desenvolvidas nas escolas. Esse profissional desempenha atribuições administrativas, pedagógicas, de assessoramento, orientação, avaliação e controle de processos educacionais implementados nas diferentes instâncias do Sistema de Ensino do Estado, visando à consolidação de políticas públicas em beneficio da qualificação educacional. Na perspectiva de consolidar a atualidade da investigação histórica, o estudo apoiou-se no exercício da função desse profissional que transitou desde a inspeção até a atual como Supervisor de Ensino. Suas ações e atribuições são permeadas entre a articulação da administração técnico-burocrática e pedagógica. O trabalho objetivou analisar as atribuições do Supervisor de Ensino, conforme definido em normatização, e sua contribuição à melhoria da qualidade da educação por meio das ações nas escolas. Buscou-se estabelecer a relação entre o contexto normativo e pedagógico analisando amostras dos Termos de Visita/ Acompanhamento, lavrados por Supervisores de Ensino, em visitas às escolas da rede pública estadual, com atendimento ao Ensino Fundamental (1º ao 5º ano e/ 6º ao 9º ano), jurisdicionadas a uma Diretoria de Ensino do Interior paulista. Realizou-se a categorização de ações, elencadas nos Termos de Visita/ Acompanhamento para identificação de elementos das atribuições do Supervisor de Ensino relacionadas aos aspectos administrativos e pedagógicos. Buscar a elucidação da prática supervisora, em perspectiva reflexiva possibilitou compreender as atribuições do Supervisor com finalidade de qualificação do processo educacional, em que este assume a postura de protagonista, em parceria com os gestores escolares, docentes e funcionários, no processo de construção da gestão democrática na educação. Espera-se que essa dissertação contribuía à reflexão do Sistema (SEESP) e dos próprios profissionais quanto a importância de registros esclarecedores, detalhados, que como documento oficial avance de seu pressuposto informativo, quanto a significância documental e histórica, que os Termos de Visita/Acompanhamento lavrados por Supervisores de Ensino podem apresentar. Que esse importante registro documental ultrapasse o caráter informativo e de fiscalização à manifestação das proposições pedagógicas e formativas desencadeadas pelo Supervisor. Assim, considerando o nível de formação e posição na estrutura administrativa da SEE esse profissional deve ser melhor compreendido pelo Sistema, conforme suas competências e conhecimentos da educação. Que seja, ao Supervisor de Ensino, possibilitado inferências significativas na retroinformação ao Sistema, inclusive valorizado o documentado nos Termos de Visita/Acompanhamento, como instrumento histórico, político e social.
Palavras-chave: Normativos da política pública da SEESP; Supervisor de Ensino. Termo de Visita /Acompanhamento.
ABSTRACT
This dissertation intends to collaborate in construction a reflective, democratic ad participative school, with an emphasis on professional education of São Paulo called Educacional Supervisor and characteristic document their professional assignment, called Terms of Visit / Monitoring in the Education Supervisor prepares the record writing, of their activities in schools. The professional plays administrative duties, educational, advisory, guidance, assessment and control of educational processes implemented in various departments of the State education system, aiming at the consolidation of public policies for the benefit of educational qualification. With a view to consolidate the relevance of the historical research, the study relied on the job of a trader who moved from inception to the present as a Education Supervisor. His actions and assignments are permeated between the joint technical-bureaucratic and educational administration. The study aimed to analyze the tasks of the Education Advisor, as defined in regulation, and its contribution to improving the quality of education through action in schools. We sought to establish the relationship between the normative and pedagogical context analyzing samples of Terms of Visit / Monitoring, issued by Supervisors of Education, visits to schools in the public schools, with care to elementary school (1st to 5th grade and / 6th to 9th grade), jurisdictional a Teaching Board of the São Paulo interior. Held the categorization of actions listed in the Terms of Visit / Monitoring to identify elements of Education Supervisor duties related to administrative and pedagogical aspects. Search the elucidation of supervisory practice in reflexive perspective possible to understand the duties of the Supervisor qualification purpose of the educational process, in which it assumes the protagonist posture, in partnership with school administrators, teachers and employees in the construction management process democratic education. It is expected that this dissertation contributed to reflection System (SEESP) and the professionals themselves as the importance of enlightening records, detailed, that as an official document of its information go assumption, as the documentary and historical significance, the Terms of Visit / Monitoring issued by Education Supervisors may have. That this important documentary record exceeds the informative and inspection for expressions of education and training, propositions triggered by the Supervisor. Considering the level of training and position in the administrative structure of SEE this professional should be better understood by the system as their skills and knowledge of education. That is, to the Education Supervisor, enabled significant inferences in the feedback system, including valued documented in the Terms of Visit / Monitoring a historical, political and social instrument.
Key-words: Normative Public Policy of SEESP; Education Supervisor; Terms of Visit/Monitoring |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|