|
|
Aluno(a) |
Mara Rubia dos Santos Antonio |
Titulo |
A PRESENÇA FEMININA NOS ESTUDOS SECUNDÁRIOS NO ESTADO DE SÃO PAULO (1930-1947). |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Maria Cristina de Senzi Zancul |
Data |
19/12/2014 |
Resumo |
RESUMO
Apresentam-se resultados da pesquisa de Mestrado em Educação Escolar, com o objetivo geral de constituir indícios sobre o processo de primeira voga de expansão do ensino secundário ao gênero feminino, na rede pública de ensino, no Estado de São Paulo no período de 1930 a 1947. É sabido aos historiadores brasileiros que o ensino secundário ao longo do século XX tivera algumas faces, dentre elas especifica-se sua diminuta expansão atrelada à articulação política entre o poder Executivo, os interventores de Estado, o poder público municipal, os deputados estaduais em mediação aos anseios sociais em prol de educação pública. Diante dessa complexidade que reveste - se o estudo do processo de escolarização secundária feminina, tema ausente na historiografia da educação paulista, o referido trabalho explicita-se tanto pela riqueza de seus documentos, os Anuários do Ensino do Estado de São Paulo, os Anuários Estatístico do Estado de São Paulo, e as Legislações Federais que circunscrevem o período, quanto por, fundamentar-se nas elucidações interpretativas da História Cultural, sobretudo, nas contribuições de gênero como categoria de analise. Documentação esta que nos adverte que o ensino secundário nos ginásios públicos para além de uma realidade presente aos adolescentes do gênero masculino pouco a pouco tornou- se também uma alternativa de escolarização a mulheres.
Palavras chave: Educação feminina; história das mulheres; educação secundária e história da educação.
ABSTRACT
We present survey results Masters in School Education, with the overall objective of constituting evidence of the process of vogue first expansion secondary to females in public schools in the state of São Paulo education from 1930 to 1947. it is known to historians as the Brazilian side throughout the twentieth century had been teaching some faces, among which specifies up her tiny tied to the political relationship between the executive branch expansion, the intervening State, the municipal government, state legislators in mediating the social expectations towards public education. Given this complexity involved - the study of the female secondary enrollment process, absent in the historiography of São Paulo education theme, that is explained both by the richness of your documents work, Yearbooks of Education of the State of São Paulo, the Statistical Yearbooks the State of São Paulo, and Federal laws that circumscribe the period, as by, be based on the interpretive elucidation of Cultural History, especially the contributions of gender as a category of analysis. This documentation that warns us that secondary education in public gyms plus a little became a present reality for male adolescents was also a bit alternative schooling for women.
Keywords - Keywords: female education; history of women; secondary education a |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|