|
|
Aluno(a) |
Maíra Darido da Cunha |
Titulo |
O USO DAS TICS EM SALA DE AULA: A voz dos professores das escolas públicas do Estado de São Paulo. |
Orientador(a) |
Prof. Dr. José Luís Bizelli |
Data |
05/12/2014 |
Resumo |
RESUMO
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) passaram a se inserir sistematicamente nos centros metropolitanos, disseminando-se gradativamente entre as diferentes classes sociais, sobretudo a partir do século XX. Este contexto de ampliação e inserção das tecnologias na sociedade criou novas formas de comunicação, trabalho, transporte, lazer e relações interpessoais em diferentes espaços sociais. Em meio a este amplo desenvolvimento tecnológico que caracteriza a sociedade moderna e suas diferentes instâncias sociais é possível identificar uma preocupação corrente advinda das políticas públicas no que diz respeito à inserção significativa das tecnologias na escola. O avanço de projetos governamentais voltados para a utilização do computador como ferramenta pedagógica, integrada ao projeto da escola, é evidente. Dessa forma, torna-se fundamental dar voz ao agente protagonista dessa mudança: o professor. Nesse estudo, buscou-se investigar a visão dos professores acerca das TICs no ambiente escolar, como estão sendo incorporadas na escola e quais os limites e possibilidades do uso das TICs no processo de ensino/aprendizagem. A pesquisa apresentada é de natureza qualitativa e foi realizada no município de Piracicaba, interior do Estado de São Paulo. Para tanto, foram aplicados questionários para 150 professores que lecionam no Ensino Médio da rede estadual de ensino de São Paulo. Em continuidade, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com um grupo de 8 diretores para que houvesse um aprofundamento nas questões levantadas pelos professores no questionário. A pesquisa trouxe à tona questões importantes para a discussão e encaminhamento de medidas que busquem auxiliar as políticas públicas de inserção das TICs nas escolas. Os professores elencaram as vantagens e desvantagens do seu uso e seu processo de inserção. Observou-se que, apesar dos esforços para implementação, ainda há problemas com infra-estrtura das escolas, formação de professores e condições de trabalho.
Palavras-chave: TICs, visão dos professores, políticas públicas.
ABSTRACT
Information Technology and Communication (ICT) began its systematically insertion in metropolitan centers, spreading gradually among different social classes, particularly from the twentieth century. This context of Technologies expansion and insertion into society has created new forms of communication, work, transportation, recreation and interpersonal relationships in different social spaces. Amidst this large technological development that characterizes modern society and its different social instances. Is possible to identify a current public policy concern regarding the substantial insertion of ICT in schools. The advance of government projects aiming the computer use as a pedagogical tool, integrated with schools project is evident, thus becomes essential give voice to the protagonist of this change: the teacher. This study investigates the teachers views about ICT in the school environment. How are being incorporated in school and the limits and possibilities of the use of ICTs in the teaching / learning process. The research presented here is of qualitative nature and was held in the city of Piracicaba, State of São Paulo. To this end, were applied 150 questionnaires to São Paulo state high school teachers. Continuously, were conducted semi-structured interviews with a group of 8 directors for deepening on the issues raised by teachers through the questionnaire. The research highlights important issues for the discussion and forwarding measures that seek to support public policies of ICTs insertion in schools. Teachers listed the advantages and disadvantages of ICT use and its insertion process. It was noted that despite the implementation efforts there are still problems related to schools infrastructure, training of teachers and working conditions.
Key-words: ICT, the voice of teachers, public policy |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|