UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Alessandra de Carvalho Faria
Titulo Linguagens expressivas e a formação de professores para a Educação Infantil: um estudo de projeto pedagógico
Orientador(a) Profa. Dra. Maristela Angotti
Data 25/09/2014
Resumo RESUMO

Muitos estudos têm abordado a formação docente para atuação na Educação Infantil, preocupados com a qualidade das atividades realizadas junto à criança da primeira infância. O referido fazer, realizado por meio das diferentes linguagens em educação, sobretudo, das linguagens expressivas decorrentes das artes são necessárias para o desenvolvimento integral da criança. Esta pesquisa objetiva compreender se a Proposta Curricular do Curso de Pedagogia da FCL/UNESP/Araraquara, no tocante à formação do professor de Educação Infantil desenvolve os conteúdos e metodologias específicas vinculadas às linguagens expressivas das artes, se contempla as resoluções legais das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil de 2009 e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia de 2006. O referencial teórico adotado nos estudos está fundamentado nas temáticas de Arte-Educação, Linguística, Psicologia Histórico-Cultural, epistemologia da prática na formação de professores e da Educação Infantil. A metodologia adotada recaiu na pesquisa documental de análise de conteúdos com abordagem qualitativa dos Projetos Políticos Pedagógicos e programas de ensino das últimas estruturas do referido Curso de Pedagogia. Os resultados apresentaram que o Curso de Pedagogia investigado atendeu as resoluções legais e a nossa categoria de análise em relação às linguagens expressivas das artes na formação de professores da Educação Infantil.

Palavras-chave: formação docente; educação infantil; linguagens expressivas das artes; projeto pedagógico; Pedagogia.




ABSTRACT

Many studies have addressed the role for teacher training in early childhood education, concerned with the quality of the activities carried out by the child's infancy. That done, accomplished by means of the different languages in education, especially the expressive languages arising arts are necessary for the full development of the child. This research aims to understand the Curricular Proposal of the Education Course of FCL / UNESP / Araraquara, with regard to teacher education Childhood Education develops the content and specific methodologies linked to the expressive languages of the arts, contemplates legal resolutions of the National Curriculum Guidelines 2009 Childhood Education and the National Curriculum Guidelines of the Education Course 2006 the theoretical framework adopted in the study is based on the themes of Art Education, Linguistics, History-Cultural Psychology, epistemology of practice in teacher education and Early Childhood Education. The methodology fell in documentary research content analysis with qualitative Political Pedagogical Project and teaching programs of the last structures of said School of Education. The results showed that the Pedagogy Course investigated met the legal resolutions and our category of analysis in relation to the expressive languages of the arts in teacher education from kindergarten.

Keywords: teacher education; early childhood education; expressive languages of the arts; pedagogical project; Pedagogy.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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