UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Nathalia Cristina Amorim Tamaio de Souza
Titulo As ações do PIBID Pedagogia e suas relações com o preparo prático para a docência nos anos iniciais do ensino fundamental
Orientador(a) Profa. Dra. MARIA REGINA GUARNIERI
Data 29/08/2014
Resumo Este estudo teve por objetivo analisar as relações entre as ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID do curso de Pedagogia da FCL/Ar - UNESP (Editais 2009 e 2011) e o preparo prático para a docência nos anos iniciais do ensino fundamental. Na perspectiva deste estudo compreende-se o preparo prático como uma etapa contínua na formação inicial que visa à aproximação do futuro professor com o conjunto de tarefas que ele desenvolverá ao longo do trabalho docente. Autores como Gauthier, Gimeno e Marcelo contribuíram para fundamentar a noção de preparo prático concebida. O percurso metodológico baseou-se em procedimentos de abordagem qualitativa de natureza empírica. Desse modo, o trabalho estruturou-se mediante consulta a fontes documentais que tratam do PIBID e dos subprojetos investigados, e coleta de dados via registros de Relatórios e entrevistas semiestruturadas individuais realizadas com oito bolsistas e três professoras supervisoras. Os dados levantados foram organizados em eixos e sub-eixos de análise que emergiram da codificação das informações presentes nas entrevistas e nos registros escritos, conforme orientações de Bardin (2011). O primeiro eixo apresentou as principais ações realizadas pelas bolsistas no âmbito da universidade e das escolas e, o segundo, as analisou a partir do conceito de preparo prático delineado. Os resultados obtidos confirmaram a hipótese inicial de que sendo o PIBID uma iniciativa que busca potencializar as vivências práticas para a docência, a relação entre suas ações e o preparo prático pode refletir uma sinergia virtuosa. Entretanto, diante do contato com os problemas que assolam a profissão docente e que podem resultar na desmotivação dos futuros professores para iniciarem a carreira, constatou-se também a necessidade de criação de políticas complementares que atinjam a esfera do trabalho docente.

Palavras-chave: PIBID. Preparo prático. Curso de Pedagogia. Formação de professores. Inserção à docência. Anos iniciais do ensino fundamental.

ABSTRACT

This study aimed to analyze the relations between the actions of the Institutional Program of Scholarship to Teaching Initiation - PIBID of Pedagogy course of FCL / Ar - UNESP (Edicts 2009 and 2011) and the practical preparation of future teachers to teaching exercise in the initial years of elementary school. In the perspective of this study understands the practical preparation as a continuing stage in the initial training which aims to approach the future teacher with the set of tasks that it develop over teaching. Authors like Gauthier, Gimeno and Marcelo contributed to substantiate the notion of practical preparation designed. The methodological course was based on procedures aligned to the qualitative approach of empirical nature. In this way, the study was structured by consultation of documentary sources dealing PIBID and subprojects investigated, and data collection through records of Reports and individual semi-structured interviews with eight scholars and three supervisory teachers. Data were organized into axes and sub-axes of analysis that emerged from coding of the information in interviews and written records, according to guidelines of Bardin (2011). The first axis showed the main actions undertaken by scholars within the university and schools and, second to analyze them from the concept of practical preparation outlined. The results confirmed the initial hypothesis that being PIBID an initiative that seeks to strengthen the practical experiences for teaching, the relation between their actions and the practical preparation may reflect a virtuous synergy. However, front of touch with the problems facing the teaching profession and that can result in demotivation of future teachers to begin a career, it was also found the need to create additional policies that reach the sphere of teaching.

Keywords: PIBID. Pedagogy course. Teacher training. Insertion to teaching. Early year of elementary school.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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