|
|
Aluno(a) |
Leni Aparecida Souto Miziara |
Titulo |
A Função do Coordenador de Área no Programa Além das Palavras |
Orientador(a) |
Prof. Dr. RICARDO RIBEIRO |
Data |
02/09/2014 |
Resumo |
Esta pesquisa teve como objetivo estudar a função do Coordenador de Área de Língua Portuguesa no Programa Além das Palavras, implantado no governo de André Puccinelli, no ano de 2008, em atendimento ao Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado pelo MEC em 2007. Esse programa, a princípio denominado Projeto Educacional Especial, foi estendido paulatinamente a todas as escolas públicas estaduais de Mato Grosso do Sul, com recursos oriundos do Plano de Ações Articuladas (PAR). Para alcançar os objetivos estabelecidos no programa, a SED contratou coordenadores de área habilitados em Língua Portuguesa e Matemática para coordenar todo o processo de implantação, monitoramento e desenvolvimento do mesmo nas unidades escolares. A partir desse contexto, algumas questões foram elencadas para o desenvolvimento desta pesquisa: quais os caminhos vislumbrados para a práxis do coordenador de área no Programa Além das Palavras no que concerne à alfabetização? Este profissional consegue ser um profissional capaz de auxiliar de fato os professores da escola em suas dificuldades para ensinar os alunos a ler e escrever? Ou é apenas um braço da direção para atender a outras demandas da escola, principalmente em tempos de busca por índice e resultados de avaliações produzidas pela política educacional? O percurso metodológico baseou-se em procedimentos de abordagem qualitativa a partir de análise crítico-interpretativa de documentos e materiais didáticos utilizados para o desenvolvimento do programa. Para coleta de dados, utilizou-se de entrevistas semiestruturadas e questionários. Os dados levantados foram organizados em quatro focos de análise: 1) as concepções das coordenadoras de área sobre a implantação do Programa Além das Palavras; 2) a avaliação do Programa Além das Palavras pelas coordenadoras; 3) as tensões com os professores; 4) a concepção de alfabetização e do método fônico. Os resultados confirmaram a hipótese de que a ausência dos conhecimentos teórico e prático dificulta ao coordenador de área de Língua Portuguesa se desvencilhar das atividades de caráter burocrático e trivial, o que faz com que não atinja de maneira autônoma o alcance político e pedagógico de seu trabalho em relação ao processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita. Portanto, este estudo chegou a conclusão de que é imprescindível aos coordenadores de área e professores conhecerem as diversas abordagens teóricas que circulam no meio educacional, perceber suas possibilidades, limitações e posicionamentos ideológicos, a fim de, dentre elas, escolher aquela que, de fato, propicie o avanço da educação pública voltada à emancipação dos alunos.
PALAVRAS CHAVES: Políticas Públicas. Programa Além das palavras. Coordenadores de Área. Alfabetização. Método fônico.
ABSTRATCT
This research aimed to study the function of the Area Coordinator of the Portuguese Language in the Program Beyond Words, deployed in the government, in 2008, in compliance with the Education Development Plan (EDP), launched by the MEC in 2007. This program, initially called "Special Education Project", was gradually extended to all state public schools in Mato Grosso do Sul, with funds from the Joint Action Plan (RAP). To achieve the goals set in the program, the SED hired coordinators enabled in Portuguese Language and Mathematics area to coordinate the whole process of implementation, monitoring and development of it at schools. From this context, some questions were listed for the development of this research: what paths envisioned for the praxis of the area coordinator of Program Beyond Words in relation to literacy? This professional can be a professional capable of helping actually school teachers in their difficulties in teaching students to read and write? Or is it just an arm of direction to meet the other demands of the school, especially in times of index scan and evaluation results produced by the education policy? The methodological approach was based on a qualitative approach procedures from critical-interpretative analysis of documents and teaching materials used for the program development. For data collection, was used semi-structured interviews and questionnaires. The data were organized into four focuses: 1) the conceptions of the coordinators of area on the implementation of the Program Beyond Words; 2) the evaluation of the Program Beyond Words by the coordinators; 3) the tensions with teachers; 4) The development of literacy and phonics method. The results confirmed the hypothesis that the absence of theoretical and practical knowledge hampers to the area coordinator of Portuguese Language disentangling oneself from the bureaucratic character and trivial activities, which makes it not reach autonomously the political and pedagogical scope of their work in relation to the teaching and learning of reading and writing through phonics process. Therefore, this study reached the conclusion that it is essential to the coordinators and teachers know the various theoretical approaches that circulate in the educational environment, realize their possibilities, limitations and ideological positions in order to, among them choose the one that actually , fosters the advancement of public education aimed at the emancipation of students.
KEYWORDS: Public Policies. Program "Beyond Words". Area Coordinators. Literacy. Fonic Method. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|