|
|
Aluno(a) |
Valéria Antônia Benevides Solano Soares |
Titulo |
ANÁLISE DO BINÔMIO SAÚDE - ADOECIMENTO DE PROFESSORES E ALUNOS. |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Lígia Márcia Martins |
Data |
30/01/2015 |
Resumo |
RESUMO
Esse trabalho tem como objeto o papel do ensino na promoção de saúde, sendo que para isso não podemos prescindir da análise do binômio saúde/adoecimento de professores e alunos. Parte-se da hipótese de que a criação das condições para a formação e o autodomínio dos processos funcionais psíquicos superiores no âmbito da educação escolar impõe-se como uma das condições que corroboram a promoção da saúde. Isto é, aponta-se como hipótese, que a implantação de um projeto pedagógico que possibilite e valorize uma sólida formação tanto de professores, quanto de alunos é uma das condições para o enfrentamento dos desafios impostos pela prática pedagógica. Prática essa que se mostra para a presente discussão, como o elo entre a saúde de professores e alunos. Encaminha-se na direção de tomar como objetivos desse estudo, fornecer subsídios teóricos para a promoção de saúde no âmbito da educação escolar, tomando-se como referência para tanto o processo de formação de professores; bem como demonstrar, a partir do aporte teórico da psicologia histórico cultural e da pedagogia histórico-crítica, a relação de condicionalidade recíproca entre a sólida qualidade da formação de professores e a promoção da saúde de professores e alunos. Para tanto, recorre-se à pesquisa teórica, pela qual serão enfocadas obras que contribuem para a análise sócio-política da educação escolar, para a compreensão das relações entre a educação escolar e o desenvolvimento psíquico dos indivíduos, bem como proposições acerca da natureza da educação escolar e a premente necessidade de reestruturação pedagógica da escola como condição objetiva para otimizar o desenvolvimento, a humanização, das pessoas. A seleção das obras que orientarão essa pesquisa assenta-se no materialismo histórico-dialético, pois, o pensamento de Marx empenhou-se em compreender cientificamente as leis de transformação e desenvolvimento do processo; e assim se mostra também o caminho da psicologia histórico cultural, quando busca explicar o desenvolvimento do psiquismo humano como uma convergência das múltiplas determinações (biológicas, culturais, sociais e históricas), que se relacionam num processo dinâmico e complexo de transformações constantes, e que se processa no movimento social.
Palavras Chave: Saúde, Educação, Psicologia Histórico-Cultural, Pedagogia Histórico-Crítica, Trabalho Pedagógico.
ABSTRACT
This work has as object the role of education in promoting health, and for that we can not dispense with the analysis of health / illness of teachers and students ratio. Breaks the assumption that the creation of conditions for the formation and self-control of higher psychological functional processes within the school education imposes itself as one of the conditions that support health promotion. That is, it is pointed out as a hypothesis, that a solid instruct both teachers, as students is a prerequisite for facing the challenges of teaching practice. Practice that shown for the present discussion, as the link between the health of teachers and students. Is moving in the direction of taking as objectives of this study provide theoretical support for health promotion within school education, taking as reference both the process of teacher training; and demonstrate, from the theoretical framework of cultural historical psychology and pedagogy historical-critical, the relationship of conditionality between the solid quality of teacher education and health promotion of teachers and students. To this end, we resort to theoretical research, which works by contributing to the analysis of socio-political education, to understanding the relationships between education and psychological development of individuals will be focused as well as propositions about the nature of education school teaching and the pressing need for restructuring the school as objective to optimize the development, humanization, condition of the people. The selection of works that will guide this research is based on the historical and dialectical materialism, because, the thought of Marx endeavored to scientifically understand the laws of change and development process; and thus also shows the path of the historic cultural psychology, when trying to explain the development of the human psyche as a convergence of multiple factors (biological, cultural, social and historical) that relate to a dynamic process of constant transformation and complex, and that takes place in the social movement.
Keywords: Health, Education, Historic-Cultural Psychology, Pedagogy Historic-Critical, Pedagogical Work. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|