|
|
Aluno(a) |
Eva Poliana Carlindo |
Titulo |
PROFESSORES QUE ATUAM CONCOMITANTEMENTE NO SETOR PÚBLICO E PRIVADO DE ENSINO NO ESTADO DE SÃO PAULO: ANGARIAÇÃO DE CAPITAL CULTURAL |
Orientador(a) |
Profª Drª MARILDA DA SILVA |
Data |
29/08/2014 |
Resumo |
O presente trabalho tem como objeto de estudo o investimento em cultura feito por professoras que atuam, concomitantemente, em escolas públicas e privadas, no Estado de São Paulo, a partir da perspectiva sociológica bourdieusiana, sobretudo, das noções de habitus e capital cultural. Parte-se da hipótese de que uma docência de boa qualidade expressa-se pela alta qualidade do capital cultural incorporado pelo professor ao longo de sua trajetória de vida mediante participação em diferentes espaços socioculturais assim como existência e utilização de recursos institucionais que auxiliem e enriqueçam o exercício de sua prática profissional. Objetiva-se, neste estudo, caracterizar os investimentos culturais feitos por professoras ao longo de sua trajetória formativa bem como os já em exercício da profissão a fim de fornecer indicadores para iluminar políticas públicas educacionais que fortaleçam a participação docente em diferentes espaços culturais de modo a ampliar a aquisição de diferentes conhecimentos, cultura, por estes sujeitos. Participaram da pesquisa dezesseis professoras que tinham, à época de realização da entrevista, 2013, no mínimo, três anos de experiência profissional. Todas responderam a um questionário, o qual versava sobre formação acadêmica, atividade profissional, lazer e participação em eventos culturais referentes aos últimos doze meses. Destas, nove, por atuarem, concomitantemente, em escolas públicas e privadas, concederam-nos entrevistas semiestruturada de caráter autobiográfico formulada em três macroeixos norteadores: i) trajetória pessoal; ii) trajetória escolar e acadêmica e iii) trajetória profissional. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica Análise de Conteúdo, segundo Laurence Bardin (1988). Conclui-se que a busca e utilização de estratégias e práticas culturais que possibilitem a angariação de conhecimentos formais e informais, ou seja, escolares e não-escolares, ao longo da trajetória formativa do agente social, particularmente, neste caso, do sujeito-professor, culminam na estruturação e fortalecimento de um habitus mobilizador de capital cultural, ou como quer Bourdieu (1998), na estruturação de um habitus cultural, o qual possibilita aprimorar o habitus professoral para bem sucedido (SILVA, 2003, 2005). Nesse sentido, o processo de investimento, ou a ausência deste, em aquisições de capital cultural por professores é fator de grande importância para se entender a complexidade da atuação docente e, ao mesmo tempo, referência indelével ao entendimento de uma docência de boa qualidade.
Palavras-chave: Formação docente. Atuação docente. Capital cultural. Distinção social. Habitus professoral. Habitus cultural. Ensino público. Ensino privado. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|