UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Educação Escolar

Aluno(a) Márcia Regina do Nascimento Sambugari
Titulo Socialização de professoras em atividades de educação continuada
Orientador(a)
Data 28/02/2005
Resumo A presente pesquisa teve por objetivo investigar os modos de socialização vivenciados por professoras de 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental da rede municipal, de uma cidade da região centro-oeste do estado de São Paulo, durante atividades de educação continuada. Para tanto, o estudo contou com observação em seis turmas de dois cursos de formação continuada, sendo três turmas do Programa de formação de professores alfabetizadores (PROFA) e três do Programa de desenvolvimento profissional continuado (Parâmetros em Ação) durante o primeiro semestre de 2004, totalizando 55 professoras participantes. Contou também com uso de questionário para caracterização das turmas, além de entrevistas (com o auxílio de roteiro semi-estruturado) com as três formadoras responsáveis pelos cursos e oito professoras selecionadas a partir das reações entre pares diante do que era proposto nos cursos. Os dados coletados foram organizados em duas chaves de análise: “atitudes de aceitação” e “atitudes de rejeição” e analisados tomando como base teórica o conceito de socialização a partir das categorias “habitus” e “capital cultural” em Pierre Bourdieu. As análises apontaram que as atitudes de rejeição não podem ser consideradas apenas como manutenção do habitus, mas como estratégias de lutas de manutenção numa situação, mesmo considerando haver ampliação do capital cultural. As análises apontaram ainda as atitudes de aceitação como possibilidades de reestruturação do habitus e ampliação do capital cultural. Percebeu-se também a necessidade de se levar em conta os diferentes contextos vivenciados pelas turmas dos cursos como elementos de interferência nas manifestações das professoras. Com essas constatações buscou-se contribuir com novas perspectivas interpretativas para a educação continuada, pautada na realidade do educador, nas características da escola, na valorização da experiência e na compreensão da coletividade.
Tipo Defesa-Mestrado
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